Casal sai do ‘vermelho’ e apresenta resultado histórico

Companhia equilibra finanças e apresenta resultado positivo para iniciar nova fase na melhoria dos serviços prestados à população

20/02/2017 13:51

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Diego Barros - Agência Alagoas

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A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) entra 2017 em uma nova fase. Isso porque, pela primeira vez depois de muitos anos, a empresa — que sempre foi 'peso' deficitário de todos os governos — obteve superávit (melhora de arrecadação, ou seja, mais do que a previsão para um período em relação à arrecadação e despesas) depois de muito tempo no ‘vermelho’.    

Com o superávit em suas contas, a Casal ingressou em um processo de sustentabilidade econômico-financeira, conforme definiu o presidente da empresa, Clécio Falcão.

O déficit anual, que era de R$ 53 milhões em 2014 – antes da atual gestão -, foi reduzido para R$ 23 milhões em 2015 e desapareceu em 2016.

Com isso, a Casal vai começar uma nova fase na melhoria dos serviços prestados à população dos 77 municípios, onde opera os sistemas de saneamento.

“Esse desempenho, que é fruto de muito trabalho, negociação, ajustes, parcerias, cortes de despesas e ações de incremento à arrecadação, é um reflexo da nova estratégia de gestão adotada pela atual diretoria e uma prova de que a empresa é viável”, enfatizou o presidente Clécio Falcão.

Segundo ele, para conseguir o equilíbrio financeiro, a empresa renegociou contratos, ajustou procedimentos, reduziu despesas, fez realinhamento tarifário e desenvolveu outras ações de crescimento da arrecadação, que começam a apresentar resultados positivos.

Entre essas ações, de acordo com ele, estão: revisão de todos os contratos, o que resultou numa economia de R$ 18 milhões em 2015, em relação a 2014, redução do número de veículos locados e de postos de segurança armada, incremento das auditorias internas na área comercial, ações de fiscalização no desvio de água nas adutoras e nas diversas irregularidades nas ligações em áreas urbanas.

Clécio Falcão destacou também, entre essas medidas, a ampliação da micromedição, por meio da instalação e substituição de hidrômetros, e o lançamento do Programa Alavancar, cujo objetivo é reduzir perdas e aumentar a arrecadação.

“Hoje, conseguimos pagar os compromissos em dia e ampliamos nossa capacidade de investimento, que resulta no aumento da qualidade dos serviços que prestamos à população”, salientou o presidente da Casal.

Primeira Edição © 2011