Poesia transforma cotidiano de adolescentes em Unidade de Internação Masculina

19/02/2017 11:23

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

“A poesia é uma arma de ataque e defesa”. A frase do poeta Sérgio Vaz foi uma das escolhidas pelos adolescentes J.V.M, de 17 anos, e E.S., de 18, para ornamentar as paredes da sala de aula recém reformada no complexo de Unidades de Internação Masculina, em Maceió.

Os próprios adolescentes colocaram a mão na massa para reativar a sala de aula, que recebeu o nome do poeta da periferia. As paredes, que outrora estavam cinzentas e esquecidas, ganharam mais cores e frases cujas mensagens refletem sobre amor, dor, periferia e sonhos.

Para os jovens, a poesia ajuda a expressar sentimentos e a idealizar um futuro repleto de esperança. “A arte é algo bom para nós que estamos privados de liberdade. Nos ajuda a refletir e a imaginar um mundo diferente daquele que vivíamos lá fora”, disse o jovem J.V.M, de 18 anos.

Para a professora de artes da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), Cristina Rocha, a iniciativa humaniza o sistema socioeducativo. “A arte é de suma importância, porque causa questionamento, reflexão. E a escolha das frases de Sérgio Vaz foi feita por eles mesmos. Isso mostra que o poeta fala a língua deles. A poesia transforma”, destacou Cristina.

Primeira Edição © 2011