Como solicitar manutenção da iluminação pública

De forma gratuita a população pode utilizar diversas ferramentas

11/02/2017 11:18

A- A+

Ascom SIMA

compartilhar:

Quais serviços de manutenção da iluminação pública a população pode solicitar?

Reparos ou reposição de luminárias defeituosas ou queimadas, informar sobre postes com luminárias acesas durante o dia, ou para instalação de luminárias.

Por meio de quais canais o cidadão pode solicitar?

A Superintendência Municipal de Iluminação disponibiliza três meios de solicitar. O call center Disque Luz, por meio do telefone; o Disque Luz online, disponível no site da Prefeitura; e o aplicativo “Cidade Iluminada”, acessado através de smartphones.

Qual o passo a passo para a solicitação?

Telefone: O Disque Luz pode ser acionado no telefone 0800 031 9055 (de telefone fixo, a ligação é gratuita). Para efetivar a solicitação, basta ligar e informar o endereço exato com atenção. Além disso, o solicitante deve dizer qual o problema identificado. As demandas são direcionadas para o sistema que gerencia o Disque Luz. O prazo de resposta é de 72 horas.

Internet: O Disque Luz online fica disponível no link http://www.maceio.al.gov.br/disqueluz/. É preciso se cadastrar informando nome, CPF, email e telefone. Em seguida, o usuário receberá um código para validação do email no site. Após o preenchimento dos dados é preciso informar um endereço próximo ao ponto da demanda ou o número da plaqueta do poste que apresenta o problema. Ao final do processo, a Superintendência Municipal de Iluminação dá uma resposta em um prazo de até 48 horas para atender a solicitação.

Aplicativo: pode ser baixado na Apple Store para usuários do iPhone, ou no Google Play, para quem usa aparelhos com sistema Android. O aplicativo é interativo e fácil de ser utilizado. Após o download, o usuário faz um breve cadastro informando seu e-mail e número de CPF, e então, através do GPS, é direcionado ao mapa da sua localidade. Por fim, só é necessário informar a rua ou o número da plaqueta que se encontra no poste apagado. Quem fizer a solicitação vai receber um número de protocolo e pode acompanhar, através do próprio aplicativo, como está o andamento do pedido. Feito o procedimento, o órgão dá um prazo de até 48 horas para mandar uma equipe ao local.

-É gratuito?

Tanto os serviços quanto as solicitações são gratuitas. O cidadão não paga.

-Quais os benefícios dessas ferramentas?

São acessíveis e cômodas, pois podem ser utilizadas em qualquer lugar e por isso evitam o deslocamento do cidadão até o órgão. Todas são de fácil uso e desburocratizam o processo de solicitação.

-Quanto aos problemas em postes? Eles são de competência da Prefeitura?

Em casos de demandas relacionadas a postes danificados, a equipe da Sima verifica se o poste pertence à Prefeitura ou à Eletrobrás para dar os respectivos encaminhamentos.

Primeira Edição © 2011