HGE: estudo eletrofisiológico é implantado na hemodinâmica

Procedimento é indicado para pessoas que sofrem com taquicardias e bradicardias

11/02/2017 11:07

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Hospital Geral do Estado (HGE) passa a ser o primeiro hospital público em Alagoas a ofertar, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o estudo eletrofisiológico, um método de alta complexidade, que avalia as propriedades elétricas do coração e sistema de condução. O avanço é resultado do convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial) e o Hospital do Coração de Alagoas.

Os primeiros procedimentos foram realizados nesta sexta-feira (10), na Unidade de Hemodinâmica Dr. João Fireman, inaugurada no dia 23 de junho de 2016, no HGE. O cardiologista Carlos Romério, especialista em eletrofisiologia, foi o médico que realizou os procedimentos, que transcorreram com sucesso.

“O benefício com esse tipo de serviço vai muito além dos custos necessário para a realização. Isso porque, o público destinado são pessoas com quadro de taquicardias [aceleração dos batimentos cardíacos] e bradicardias [ritmo cardíaco lento], que dão mais de uma entrada nas unidades de saúde e saem sem o tratamento curativo. Ou seja, voltam à emergência”, relatou o cardiologista.

Problema que aconteceu com Josina Maria da Silva, de 47 anos. Há quatro meses ela tem se assustado com as tonturas, sensações de desmaio e taquicardias. “É horrível, já busquei quatro vezes um hospital de emergência. Não esperava que no HGE fosse encontrar esse serviço gratuito. Minha expectativa é de que eu possa voltar ao meu trabalho de garçonete e a cuidar dos meus três filhos sem mais sofrer com esses sustos”, disse antes de entrar na sala de cirurgia.

Na Unidade de Dor Torácica, outra usuária do SUS esperava ansiosa por sua vez. “Eu sou agricultora e vivo em um sítio na zona rural de União dos Palmares, com três filhos e dois netos. No mês passado, passei a ter momentos de falta de ar. Cheguei a ir a um médico na minha cidade, que me medicou e disse que podia voltar para casa. Como não resolveu, voltei para ele e eu mesma pedi a minha internação, por não aguentar mais. Ele, então, me transferiu para o HGE, onde fiquei internada até poder ser beneficiada com essa esperança”, recordou Cícera Márcia Marques, de 51 anos.

A alegria de poder presenciar o benefício à saúde dos alagoanos foi presenciada pelo próprio secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, que este no HGE para acompanhar a implantação do procedimento inédito na unidade. “É muito bom poder presenciar seu sorriso, saber que estamos diminuindo seu sofrimento. O início do estudo eletrofisiológico no HGE representa um avanço grande na acessibilidade dos usuários do SUS em Alagoas a técnicas mais modernas da medicina. Nós queremos que esse sucesso seja infinitamente maior e que o nosso HGE se torne referência nesse tipo de procedimento”, afirmou.

O que não é difícil de acontecer, segundo o cardiologista Ricardo Cesar Cavalcanti, diretor médico do Hospital do Coração de Alagoas. “Nós temos uma Unidade de Hemodinâmica no HGE, que é superior a de hospitais públicos em outros estados, isso quando eles têm esse serviço. Somos capazes de oferecer esse serviço e outros, como a angioplastia primária, o cateterismo e as implantações de marca-passo e stent. Nosso objetivo é avançar”, assegurou.

Primeira Edição © 2011