Dermatologista explica quais os cuidados ao descolorir os cabelos

05/02/2017 11:23

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Dourado, acinzentado ou platinado: quando se fala de cabelos loiros, a variedade de tons é enorme. Mas apesar de tentador, o look não é nada fácil de sustentar. Para descolorir os fios até chegar a nuance desejada é preciso ter todo cuidado ao aplicar a técnica, a fim de não danificar as madeixas. Afinal, cabelo bonito é cabelo saudável. 

Ao descolorir os fios é preciso apostar na junção do pó descolorante com a água oxigenada ou amônia. Diferente do que muitas mulheres ainda pensam, o oxigênio não é capaz de despigmentar os fios. Ele trabalha apenas para “abrir” a fibra capilar que vai receber a nuance.

“A responsabilidade de retirar os pigmentos de cor da fibra capilar é do pó descolorante, que deve ser usado em conjunto com outras substâncias no processo de clareamento. O pó descolorante é usado para clarear o cabelo, principalmente para fazer luzes e reflexos. Ele age no cabelo junto com um oxidante, retirando o pigmento do cabelo", explicou Cleide Vieira, dermatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com ela, a ação do pó descolorante com um oxidante, pela força química dos dois produtos, abre as escamas dos fios e penetra no seu interior para retirar os pigmentos de dentro dos cabelos. No entanto, quando se mistura esse pó com a água oxigenada, os pigmentos dos fios não apenas são retirados, como também as proteínas, os aminoácidos e as vitaminas. Desta forma, os cabelos podem perder a hidratação e os nutrientes, deixando-os ressecados, porosos, quebradiços e sem brilho.

Conforme a dermatologista, normalmente os descolorantes vêm com uma volumagem que consiste na quantidade de água em que o pó é diluído. “Quanto maior a volumagem, mais intenso é o clareamento e a abertura das escamas”, destacou.

A profissional ressalta ainda que a descoloração pode ser feita no cabelo todo ou em algumas partes, como luzes, mechas californianas ou balaiagem. Mas atenção: quanto mais escuro o fio, maiores serão as camadas de pigmento que deverão ser retiradas.

O preço da descoloração 

A jornalista e estudante de contabilidade Fabíola Haddad se encaixava perfeitamente no perfil de loira convicta e irredutível meses atrás. Originalmente dona de cabelos castanhos claros, ela começou a mudar o tom dos fios em 2004, quando ainda era adolescente.

“Eu sempre fazia uma mecha, por menor que seja e, aos poucos, fui aumentando até perceber que o meu cabelo estava completamente loiro”, contou.  “Como tenho os olhos escuros e a pele mais bronzeada, acho que o tom combinou muito. O loiro é uma cor que sempre chama mais a atenção. Dá um visual mais alegre, brilhante e sedutor às mulheres”, disse.

Mas chegou uma hora em que o valor começou a pesar no seu orçamento. “Eu gastava cerca de R$ 360 a cada seis meses com a descoloração dos fios, fora a manutenção em casa, que não é nem um pouco barata. Era muito dispendioso pra mim”, afirmou.

Com o tempo, a perda acentuada dos fios costumava ser notada a cada procedimento. E o desconforto causado pelo cheiro da amônia dava indícios de que sua saúde estava ficando prejudicada.

“Não era nada agradável eu chegar ao salão de beleza e passar a tarde inteira sentada, sendo submetida a inúmeros tratamentos. Saía de lá com dores intensas na cabeça e com uma crise alérgica absurda. Só que depois percebi que não era tão legal assim. Eu não precisava fazer aquilo pra ter um cabelo bonito”, admitiu.

“Era um custo-benefício alto e, de repente, eu entendi que podia continuar com o cabelo lindo, sem precisar passar por todo esse processo que, pra mim, virou uma tortura. Agora quero ser natural. Não preciso mais me torturar. Chamar a atenção, nunca mais”, disse.

Algumas pessoas até compram água oxigenada para fazer a descoloração em casa, mas isso não é recomendado pela dermatologista Cleide Vieira, por ser um procedimento que pode agredir e danificar os fios se não for feito corretamente, além de haver o risco de não conseguir os resultados esperados. “O ideal é que o processo seja feito por profissionais especializados em colorimetria, ou seja, especialistas na coloração dos cabelos”, recomendou.

Cuidados antes da descoloração  

É muito importante que os cabelos estejam em condições de receber a química sem danos. Por isso mesmo, antes de descolorir é necessário fazer uma análise do fio, saber quais químicas foram utilizadas anteriormente, além de testar a elasticidade e a resistência dos fios e verificar sua porosidade. Pode ser aconselhável fazer um tratamento alguns dias antes do procedimento, dependendo da necessidade e fragilidade dos cabelos.

De acordo com a dermatologista da Sesau, os cabelos ficam mais frágeis após a descoloração, por isso é importante fazer a hidratação ou a cauterização conforme a indicação do seu cabeleireiro, além de usar produtos específicos para fios descoloridos. Para manter a cor, é importante evitar o excesso de exposição ao sol, sal e cloro, e também utilizar xampus matizadores, para evitar que o cabelo fique esverdeado ou amarelado.

A ação é ainda mais prejudicial para mulheres que já têm as madeixas quimicamente tratadas. Essas devem dar uma pausa de pelo menos um mês entre os procedimentos, para que os fios tenham tempo de se fortalecer entre as técnicas, evitando que fiquem desidratados e frágeis.

“Algumas químicas não são compatíveis com a descoloração, por exemplo: cabelo com alisamento com tioglicolato de amônio não deve ser descolorido porque quebra o fio. Por isso é sempre importante conversar com um bom profissional primeiro", recomenda a dermatologista da Sesau.

Nas mulheres com os cabelos saudáveis e previamente preparados para receber a química, no entanto, a aplicação do pó descolorante não causará grandes danos.

“Para ser loira, tem que cuidar bem do cabelo”, avisou Cleide Vieira. Produtos para reconstrução dos fios, hidratações, óleos reparadores e proteção com filtro solar não são apenas alguns cuidados essenciais para manter o tom das madeixas. Muita chapinha, secador ou escovas permanentes também podem amarelar os fios devido a temperatura desses aparelhos.

Os malefícios da água quente para o cabelo 

Por mais que a água quente seja uma ótima opção para aquele banho relaxante, deixe essa opção para os dias nos quais você não vai higienizar o cabelo. “A água quente sensibiliza os fios, deixando-os ásperos. Eles incham devido ao calor, ficam com as cutículas dilatadas, causando embaraçamento maior que o normal, além de ressecá-los. Também desregula a camada hidrolipídica, resultando em maior oleosidade no couro cabeludo”, explicou a dermatologista.

Segundo Cleide, os problemas de se higienizar os fios com água quente já podem ser percebidos na primeira lavagem. “Ela deixa os cabelos opacos e sem movimento. Na maioria das vezes, isso já é perceptível logo depois da lavagem. Mas também pode ocorrer de forma gradativa.”

Terminar a lavagem dos fios com água fria tem um motivo especial. “Ela realmente proporciona brilho aos cabelos, pois ajuda a alinhar as cutículas. E, uma vez alinhadas, refletem melhor a luz. A água fria ajuda a selar as cutículas que são essenciais para manter protegidos os nutrientes do interior da fibra capilar”, ressaltou.

Mas fica a dúvida: um produto tão agressivo pode ser usado durante a gestação? “A descoloração deve ser evitada durante a gestação. No caso de um tonalizante específico, o ideal é procurar um dermatologista e um obstetra, para saber a partir de que momento da gravidez a mulher deve usá-lo”, orientou.

Primeira Edição © 2011