Temer com ciúme de Lúcia

21/01/2017 12:48

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Por escassez de notícia ou, quem sabe, por colapso de imaginação, andou-se a apregoar por aí que a ministra Cármen Lúcia estava preenchendo lacunas deixadas por Michel Temer. Foram além: o Palácio do Planalto estaria com ciúmes da atuação da presidente do Supremo Tribunal Federal no episódio das matanças nos presídios.

Trata-se de um comentário, quando nada, risível.

A ministra Cármen Lúcia, para começar, é uma mulher contida, discretíssima, avessa a aparições cênicas e pirotecnias. Magistrada, técnica na mais alta acepção da palavra, e que em nenhum momento de sua vida pública manifestou pretensões político-partidárias.

Sua viagem a Manaus, ponto de eclosão das rebeliões dentro de presídios, deveu-se a dois fatores: a gravidade do incidente ali ocorrido, com dezenas de presos mortos, e a pertinência com a função que ela exerce presidindo o Poder Judiciário do país. E só.

Mas a presidente do Supremo não viajou pelo fato em si da hecatombe, e sim porque precisava, como chefe do Judiciário, agilizou providências que diziam respeito, exclusivamente, ao Judiciário. Daí sua reunião com presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais, daí sua iniciativa de, como presidente do Conselho Nacional de Justiça, propor medidas para aliviar a superlotação das penitenciárias. Os presos, afinal, são custodiados pelos estados, mas são regidos por regras judiciais das Varas de Execuções Criminais.

Já Michel Temer fez o que competia ao presidente fazer: alocar recursos para construir novos presídios federais. Ao Ministério da Justiça coube reunir os secretários de segurança e discutir ações para conter os motins. O resto deve ser cobrado a Lula e Dilma, que deixaram o sistema prisional se transformar num conjunto de barris de pólvora expostos à sanha de bandidos inimigos da sociedade.

De mais a mais, não precisa de factoides o presidente que decidiu tocar reformas estruturais que, por si, já lhe garantem generosos espaços na mídia, a maior parte, aliás, atribuindo-lhe críticas.

 

MENOS TRAGÉDIA

Notícia quentinha: a produção de motocicletas caiu 30% em 2016. Ruim para a economia setorial, claro, mas ótimo para hospitais e institutos médicos legais. Menos acidentados, menos mortos.

 

ORDEM NA CASA

O INSS vai revisar milhares de benefícios em Alagoas. Seguinte: não é novidade que muito trabalhador licenciado, por motivo de saúde, já se recuperou e, bem, e continua recebendo do INSS...

 

QUANDO PODE, RENAN ‘DISPENSA’ COBRANÇAS

O estilo de Renan Filho é inconfundível: quando é possível, não espera por cobrança, vai em frente. Isso ficou, mais uma vez, demonstrado ao anunciar o reajuste de 7,64% (bem acima da inflação de 2016) para atualizar o piso nacional pago aos professores alagoanos. Firme na gestão das finanças de Alagoas, o governador alagoano silencia os críticos efetuando algo que provoca inveja em outros estados: o pagamento da folha salarial rigorosamente em dia, da folha e das demais contas do Estado. 

 

TEORIAS COSNPIRATÓRIAS

Sem incidentes, ou acidentes, a imaginação midiática já se mostra pródiga, superlativa, quanto mais diante de um desastre aéreo inimaginável como o que matou o ministro Teori Zavascki

 

DECISÃO ACERTADA

Temer agiu corretamente ao disponibilizar soldados das Forças Armadas (ociosos, diga-se) para ajudar na varredura de presídios.

Os críticos, claro, queriam ver o circo pegar fogo de vez.

 

E O LULA, VAI ESCAPAR ILESO DO TERREMOTO?

Um delegado da Lava-Jato disse que já se perdeu o timing para decretar a prisão do ex-presidente Lula. A questão é: como será possível abrir tantas investigações, instaurar tantos inquéritos, proceder a tantas denúncias e transformar o acusado em réu em pelo menos cinco processos – e depois de tudo (com todas as provas, evidências e indícios), deixá-lo em liberdade, rindo do Ministério Público Federal e do próprio Poder Judiciário?

LEGADO PETISTA

O barril de pólvora em que se transformou cada presídio brasileiro é um dos legados deixados pelos governos do PT. Ou Dilma teria como evitar as rebeliões que estão pipocando Brasil afora?

 

TÁTICA LULISTA

A tática é Lula é simplista, mas ele acha que funciona: manter seu nome no noticiário como virtual candidato a presidente. Para Lula, se ele sair de cena poderá vir o pior: a decretação de sua prisão.

 

OS TOLOS PAGAM A CONTA E O LUXO

Deu na Revista Época: “Após ser esfaqueado no domingo (8), o pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, pediu R$ 8 milhões aos fiéis em doações para conseguir manter a programação da igreja na TV a cabo. Nem por um segundo pensou em se desfazer de suas quatro aeronaves para ajudar a pagar a conta: são dois jatinhos e dois helicópteros”.

 

MERA ATRIBUIÇÃO

Com a entrada das Forças Armadas no rolo para conter matanças nos presídios, é bom fazer o alerta: ao contrário do policial militar, o soldado do Exército é preparado justamente para MATAR!

 

JATINHOS DA FAB

Ministros são ‘denunciados’ pela mídia diariamente por viajarem em pequenos aviões da FAB. Cabe perguntar: afinal, esses jatinhos da Força Aérea Brasileira foram adquiridos com que finalidade?

 

TRUMP – NÃO PODERIA SER DIFERENTE

Donald Trump assumiu a presidência dos EUA na sexta-feira (20) com uma taxa de aprovação de apenas 40%, a menor entre os presidentes recentes e 44 pontos percentuais abaixo de Barack Obama. A pesquisa foi feita pela CNN/ORC e divulgada na terça-feira (17). Pouco? Coisa nenhuma. Afinal, Trump é o presidente  mais bombardeado pela mídia na história dos Estados Unidos.

 

Primeira Edição © 2011