Captação de água é prejudicada após aumento de vazão

07/01/2017 09:20

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O que poderia ser considerado um alívio para a captação de água nos sistemas coletivos operados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se tornou um contratempo, nesta sexta-feira (6), depois que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em atendimento a um pedido da prefeitura de Penedo, aumentou a vazão de água do rio São Francisco.

O aumento teve início na quinta-feira (5) e segue até às 4h deste sábado (7) com o objetivo de garantir a navegabilidade das embarcações que participam, neste domingo (8), da Procissão Fluvial do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes.

Dessa forma, a vazão atual do rio, que era de 700 m³/s, vai chegar, até este sábado, a 1.600 m³/s. Esse aumento, por outro lado, levou sujeira e algas até às bombas onde a Casal faz a captação que abastece o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, em Pão de Açúcar.

Por isso, a companhia está realizando paradas na captação para fazer a limpeza das bombas, que estavam entupindo. Essa medida fez com que o abastecimento ficasse deficiente para os 19 municípios que são atendidos por esse sistema.

São eles: Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

O aumento da vazão durante esses dois dias, segundo a Chesf, foi autorizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e pela Agência Nacional de Águas (ANA). Em seguida, a vazão voltará a ser de 700 m³/s.

Primeira Edição © 2011