Sinalização de trânsito de Maceió avança em 2016

31/12/2016 09:53

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Um estudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que dos 150 mil acidentes registrados no Brasil em 2014, mais de 7 mil ocorreram por desobediência à sinalização de trânsito. Preocupada com o fato de que o cometimento dessa infração resulta em 425 óbitos anuais (dado PRF), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, em 2016, investiu na implantação de sinalização de trânsito nos locais que ainda não possuíam e na renovação onde ela já existia.

Em termos de sinalização semafórica, houve a modernização dos semáforos com a tecnologia das lâmpadas led (do termo inglês Light Emitter Diode). Viente e cinco semáforos foram substituídos e reformados, totalizando 236 lâmpadas incandescentes trocadas por led. “A principal vantagem é a maior visibilidade, dando segurança aos condutores, sem falar que elas são ecologicamente corretas pela diminuição do consumo de energia”, explica o coordenador de Sinalização de Trânsito da SMTT, Fernando Ramos.

Outro destaque da sinalização semafórica em 2016 diz respeito à realização de 2.970 manutenções preventivas e corretivas de controladores de tráfego e à aquisição de quatro novos controladores semafóricos. Foram feitas 1.460 lâmpadas incandescentes durante manutenções diárias.

Neste ano, a implantação de placas resultou em 2.100 m² de sinalização vertical em bairros como Jacintinho, Bebedouro, Rio Novo, Fernão Velho, Bom Parto, Levada, Ponta Grossa, Benedito Bentes, Jacarecica, Barro Duro e Trapiche da Barra.

Pinturas de sinalização horizontal a frio e a quente também foram executadas em 2016, totalizando 30.000 m² e 6.000 m², respectivamente, inseridas em pontos como Vergel do Lago, Cruz das Almas, Pinheiro, Farol e Tabuleiro do Martins. Sinalizações auxiliares também foram instaladas na Jatiúca, Trapiche da Barra, Ponta Grossa e Pinheiro, totalizando 4.000 unidades de tachões e prismas de concreto implantados.

Diversos corredores de transportes de Maceió ganharam em sinalização de trânsito, com destaque para as vias com mais fluxo de veículos de Maceió como as avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Comendador Leão, Dona Constança, Josefa de Melo, Jucá Sampaio, Menino Marcelo, Comendador Gustavo Paiva e Monte Castelo. “Em todas essas vias trabalhamos com a renovação ou nova sinalização horizontal, vertical e semafórica. Na Avenida Jucá Sampaio estamos inclusive concluindo a sinalização com prismas de concreto”, lembra o diretor de Sinalização da SMTT, Avelar Lobo.

Além dos principais corredores de transportes, regiões carentes de Maceió que não possuíam nenhum tipo de sinalização de trânsito ou sinalização ineficiente foram beneficiadas pelas ações da SMTT, como os bairros Village Campestre, Graciliano Ramos, Benedito Bentes, Vergel do Lago, Santos Dumont, Jacintinho e Clima Bom.

Para 2017, a expectativa da SMTT é que os trabalhos sigam em ritmo acelerado uma vez que neste ano licitações e contratos para a implantação de sinalização foram firmados e outros devem ser estabelecidos. “No próximo ano a estimativa é de que mais trabalhos de implantação de sinalização sejam efetuados visto que com a casa arrumada como está poderemos melhorar a prestação de serviço à comunidade”, ressalta o superintendente do órgão, Dário César Barbosa.

Primeira Edição © 2011