Semarh facilita implantação do Projeto Orla, em Marechal Deodoro

Secretaria está incentivando os municípios a aderir o projeto para organizar e planejar os espaços litorâneos

12/12/2016 12:55

A- A+

Débora Rosset - Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promove, nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), das 9h às 17h, a capacitação para os instrutores que irão atuar na monitoria da implantação do Projeto Orla, no município de Marechal Deodoro.

O evento capitaneado pela Semarh acontece no Hotel Ponta Verde, localizado na praia do Francês. A capacitação será ministrada por Leonardo Bezerra de Melo Tinôco - instrutor do projeto -, contribuindo assim para que o município acompanhe de forma correta as preservações dos espaços públicos.

O projeto Orla tem a responsabilidade de planejar e assegurar recursos junto ao Governo Federal com a proposta de ordenar os locais públicos, respeitando a preservação ambiental. A Semarh e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) garantem os apoios necessários para que Marechal Deodoro dê continuidade ao projeto.

Gestão

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla) é uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente e Planejamento com ações que buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade. 

Assim, o projeto busca responder a uma série de desafios como reflexo da fragilidade dos ecossistemas da orla, do crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, do aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes.

Primeira Edição © 2011