10 empresas para tomar cuidado na Black Friday 2016

12/11/2016 10:31

A- A+

Exame.com

compartilhar:

A Black Friday já é comemorada há cinco anos no Brasil e muita coisa mudou nesse tempo. Enquanto nos primeiros anos, as falsas promoções e a falta de estoque, na última edição as reclamações diminuíram consideravelmente.

Um levantamento realizado pelo site Reclame AQUI aponta as 10 empresas mais reclamadas pelos consumidores na Black Friday desde 2013, nas quais o consumidor deve ficar de olho antes de fechar uma compra. 

Em 2013 foram registradas 8.500 reclamações e, em 2014 foram 12.000. Só no último ano que o número diminuiu para 4.400, como consequência da melhor preparação dos varejistas e também dos consumidores.

A empresa mais reclamada foi a KaBum!, com 688 reclamações relacionadas ao evento de promoções. A empresa, no entanto, tem reputação boa no site do Reclame AQUI.

Em segundo lugar, aparece a loja virtual da Americanas.com, com 431 queixas, seguida da Submarino, com 376 reclamações, e NetShoes, com 155.

A propaganda enganosa foi, no ano passado, o maior motive para reclamações, com 36,2% das queixas. Mais de 9% dos consumidores reclamaram de problemas para finalizar a compra. O terceiro maior motivo de queixa se deve à divergência de valores, responsáveis por 7,1%.

Confira abaixo o ranking das empresas mais reclamadas em 2015, para tomar cuidado com as compras nesse ano.

Classificação Empresa Reclamações em 2015 Reputação no ReclameAQUI
1 KaBum! 688 Bom
2 Americanas.com 431 RA 1000
3 Submarino 376 RA 1000
4 Netshoes 155 RA 1000
5 Magazine Luiza (loja virtual e televendas) 143 Ótimo
6 Extra.com.br 137 Regular
7 Ponto Frio (loja virtual) 128 Regular
8 Casa Bahia (loja virtual) 121 Regular
9 Walmart (loja virtual) 113 Regular
10 Shoptime 110 RA 1000

Primeira Edição © 2011