Alagoanas inovam em conforto e originalidade na maior mostra de arquitetura do Estado

21/10/2016 18:16

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Novas formas de percepção refletem o universo contemporâneo da arquitetura de interiores. Um ambiente limpo, aliado a elementos da natureza se traduz num espaço harmônico e capaz de proporcionar bem-estar e aconchego em meio ao estresse da vida moderna. Essa foi a proposta apresentada pelas arquitetas alagoanas Sandra Leahy e Creuza Lippo na mostra de arquitetura idealizada pela VB Class Mostra 10,  nessa terça-feira (18), evento que reuniu os trabalhos dos dez mais renomados profissionais do cenário arquitetônico do Estado.

 

Movidas a desafios e buscando trazer à tona um espaço home theater que refletisse efetivamente a ideia de clima e elementos naturais, Sandra e Creuza optaram pela utilização de materiais rústicos, além de um grande jardim natural desidratado. 

 

“Fizemos um espaço que foi entregue num ambiente clean com pé direito duplo. O grande desafio foi dar aconchego a um espaço com pé direito tão alto. Optamos por um clima mais natural, usando materiais rústicos, como o aço corten com pegada de peça inacabada, e fizemos um grande jardim natural, mas desidratado, que é um mote fantástico para quem busca pela tranquilidade da natureza em interiores, que nunca é tão fácil de manter”,  explicou Sandra Leahy.

 

O uso do couro e de cores frias realça a concepção do ambiente. O espaço home theater se apresentou em tons aconchegantes, permeando entre as tonalidades de cinza, azul marinho e verde musgo, exaltando veementemente a fusão harmônica dos conceitos estabelecidos pelas arquitetas e apelando ao lado sensorial do espectador, já que a qualidade do ambiente construído envolve características que afetam diretamente na percepção e no comportamento de seus usuários.

 

“Quando as cores se compõem, dão essa harmonia que resulta em tranquilidade. Nada está destoando no todo, elas formam um conjunto. Quando a gente escolhe a madeira, a gente escolhe o tom que seja mais natural. A gente pensa nas paredes, e aí puxamos para o couro, que é o que usamos para revesti-las. Tudo isso convida para o sensorial, para sentir os elementos e os acabamentos que estejam mais próximos da natureza”, ressaltou.

 

“O interior é sempre a alma de tudo. A gente costura o interior com tudo que a gente produz. É legal quando a coisa nasce pensando já de dentro pra fora, porque até um local de porta que você coloque, ele tem muito a ver na construção de um ambiente”, completou a arquiteta.

 

Sandra Leahy e Creuza Lippo são alagoanas, arquitetas e urbanistas formadas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atuam juntas no ramo há mais de 29 anos, colaborando no desenvolvimento da indústria arquitetônica alagoana.

 

A Mostra VB Class 10 segue até março do próximo ano. O projeto é liderado pela parceria entre o curador Henrique Gomes e Wellington Theotônio, arquiteto e proprietário do grupo VB Design. A mostra traz a exposição de ambientes assinados por 10 arquitetos e tem como intuito abrir as portas para o público alagoano conhecer as novas percepções sobre arquitetura de interiores, decoração e design.

Primeira Edição © 2011