De onde vem a riqueza dos bilionários do mundo?

17/09/2016 11:22

A- A+

Exame.com

compartilhar:

Levantamento da ONG britânica Oxfam revelou que a fortuna dos 62 maiores bilionários do mundo representa a mesma quantidade de capital que tem a metade mais pobre do planeta. Mas de onde vem esse dinheiro todo?

O site de informações de custos HowMuch.net criou um mapa que funciona como um raio-x da fortuna dos bilionários. Veja abaixo.

A ideia é apontar o percentual de bilionários de cada país que são herdeiros, fundadores de companhias, empresários, que têm ligações políticas ou que trabalham no setor financeiro. Os dados foram retirados de uma pesquisa realizada pelo Peterson Institute for International Economics.

bilionários do mundo

Os Estados Unidos têm 30,2% dos bilionários do mundo. Entre eles, a maioria (32,1%) é formada por fundadores de empresas. Os herdeiros também representam uma fatia relevante entre os mais endinheirados (28,9%). Já a menor parcela é formada por pessoas que têm ligações políticas (3,8%). 

A China, país com a segunda maior fatia de bilionários do mundo (9,2%), também tem uma grande quantidade de empreendedores (40,1%), que são a maioria dos endinheirados. 

"Antes do sucesso econômico da China nas últimas décadas, o país era pobre. Mas o rápido crescimento da economia chinesa através do boom da manufatura criou mais de 200 bilionários", comenta o site.  

Já o Brasil, com 3,9% dos bilionários do mundo, têm uma grande quantidade de herdeiros —47,7% dos endinheirados no país são herdeiros. Apenas 21,5% dos bilionários brasileiros são fundadores de companhias.

Esta não é, porém, uma exclusividade nossa. Outras grandes economias desenvolvidas também têm uma parcela alta de herdeiros entre seus bilionários. Na Alemanha, por exemplo, eles representam 64,7% dos endinheirados. Na França, o percentual é de 51,2%, e na Dinamarca, país com a maior fatia de herdeiros, chega a 83,3%.

O HowMuch.net afirma que, apesar de os percentuais de herdeiros serem altos nos países europeus, boa parte desses herdeiros também são fundadores de companhias ou trabalham no setor financeiro.

Bem diferente desses países, a maior parte dos bilionários da Rússia é formada por pessoas que têm ligações políticas (64%). No Brasil, esse segmento representa apenas 4,6% do total de endinheirados. 

Primeira Edição © 2011