Em noite de festa, Sindicato dos Engenheiros inaugura nova sede

Adquirido com recursos próprios, prédio marca os 66 anos da entidade e homenageia tecnóloga falecida em 2012

09/09/2016 20:02

A- A+

Gratta Assessoria de Comunicação

compartilhar:

Em uma grande festa que contou com a presença de diversas autoridades, inclusive o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), a diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Alagoas (Senge-AL) inaugurou a nova sede do Sindicato, construída no bairro do Poço, em Maceió. Moderna e equipada, adquirida com recursos próprios, o prédio marca a passagem dos 66 anos da entidade e homenageia a tecnóloga Quitéria Maria Lins Pinheiro, então diretora da entidade e que faleceu em 2012.

O presidente do Senge-AL, Disneys Pinto, destacou que a entrega de uma nova sede era o pleno cumprimento de mais uma das suas promessas da última campanha, e que isso o deixava imensamente satisfeito por seguir mantendo a palavra com toda categoria. “Era um antigo desejo dos profissionais da engenharia. Crescemos, ampliamos nossos quadros e precisávamos de um espaço moderno que pudesse melhor receber aos colegas e parceiros”, afirmou, ressaltando as qualidades da homenageada. “Uma grande mulher que infelizmente nos deixou cedo demais”, lamentou. 

Para ele, a construção foi um sucesso, já que coroa a passagem dos 66 anos de fundação do Senge-AL, comemorada no dia 1º de setembro, e por ter sido concluída em pouco mais de dez meses, especialmente com a utilização de recursos próprios. “No meio da crise econômica, conseguimos manter nossas finanças organizadas e levantar uma obra que não deixa a dever a outros sindicatos pelo Brasil afora”, afirmou o presidente. Na antiga sede, será instalada a Cooperativa dos Engenheiros, entidade que está em processo de consolidação com o apoio do sindicato.

A noite começou com a homenagem feita pelo diretor-secretário, arquiteto Petrúcio Lima. Ele escreveu uma carta contando detalhes da vida e da história profissional de Quitéria Maria Lins Pinheiro, bem como sua liderança sindical e sua afetividade no dia a dia com as pessoas e a família. Tão emocionado, Petrúcio pediu que a sobrinha da homenageada, Nathália Pinheiro, fizesse a leitura da carta. Em seguida, o cerimonial pediu uma salva de palmas para relembrar a alegria da tecnóloga. A irmã Izabel Pinheiro agradeceu a homenagem em nome da família.

MOMENTO DE UNIÃO

O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, veio até Alagoas para prestigiar o evento e destacou a necessidade da coalizão de forças entre trabalhadores, empresários e políticos para a apresentação de propostas que possibilitem a retomada do crescimento econômico. “Precisamos de união. O Brasil carece de boas ideias para retomada do desenvolvimento. Nossa categoria quer contribuir com este momento, para construir o futuro”, afirmou.

Para Murilo Pinheiro, o momento é de unidade para enfrentar as ameaças profissionais que estão na pauta, como as reformas trabalhista, sindical e da Previdência Social. “Vamos participar da engenharia, essa é a hora de acompanhar a luta”, acrescentou Pinheiro. Entre os presentes estiveram o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Fernando Dacal; o diretor-operacional da FNE, Flávio Brízida; o presidente do Clube de Engenharia, Aluísio Ferreira; o presidente da Mútua, Fábio Loureiro; o superintendente do Trabalho, Israel Lessa; e o ex-deputado Chico Holanda.

Texto de Andreza Araújo

Primeira Edição © 2011