Monitoramento das Lagoas deve promover qualidade de vida

Projeto da Seagri, em parceria com a Ufal, visa resgatar ecossistema das lagoas Mundaú, Manguaba e Roteiro

16/08/2016 07:13

A- A+

Tais Albino - Agência Alagoas

compartilhar:

Representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniram na segunda-feira (15), pela primeira vez, para discutir alguns aspectos do Projeto de Monitoramento das Lagoas.

O encontro aconteceu na sede da Seagri com o intuito de apresentar o projeto, idealizado pela Seagri em parceria com Ufal, para a comunidade que vive nas proximidades das lagoas Mundaú, Manguaba e Roteiro. A proposta apresentada visa identificar os problemas e, depois do diagnóstico, propor alternativas para revitalização das águas.

Segundo o professor da Ufal Carlos Roberto, as lagoas vivem um problema grande pela falta de qualidade da água e do assoreamento, além de apresentar condições ambientais desfavoráveis, que afetam diretamente os crustáceos, peixes e moluscos.  

“Se nós entendermos melhor as condições ambientais, nós entenderemos melhor porque as espécies desaparecem ou porque se estabelecem apenas em alguns pontos do sistema”, destacou o professor.  

A representante da Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas, Eliane Moraes, ressaltou, durante a reunião, a importância do projeto para os ribeirinhos.

“Quinze mil famílias dependem dessas lagoas, queremos que os pescadores tenham seu trabalho, a sua dignidade.  Vamos apoiar a Secretaria, para chegarmos juntos com o projeto em prática”, destacou Eliane Moraes.

 

 

Primeira Edição © 2011