Defasagem dos alunos é vilã para cumprir currículo, dizem professores

Pesquisa 'Conselho de Classe' ouviu professores para saber opinião sobre a educação brasileira

29/07/2016 13:41

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G1

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A defasagem de aprendizagem dos alunos em relação à série que estão é a maior dificuldade que o professor enfrenta para colocar em prática na sala de aula o currículo da rede em que trabalha. Este é o resultado da segunda edição da pesquisa Conselho de Classe, realizada pelo Ibope, a pedido da Fundação Lemann.

O levantamento Conselho de Classe traz a opinião dos professores sobre a educação brasileira. Nesta edição, pela primeira vez, também foram ouvidos professores do ensino médio.

No total, 51% dos professores responderam que a defasagem é apontada como grande desafio para cumprimento do currículo. Em segundo lugar, 16% dos docentes citaram a dificuldade de fazer todos os alunos chegaram ao nível que é esperado.

O terceiro motivo, citado por 7% dos professores é a sobrecarga de trabalho do profissional que atua em mais de uma rede com diferentes currículos.

Na pesquisa, os professores citam que ao implementar um currículo na rede, é necessário levar em conta os desafios trazidos pela defasagem. O cenário faz com que o professor se depare em uma sala com alunos com conhecimento avançado e com conhecimento abaixo do básico sobre uma mesma disciplina.

Apoio psicológico e indisciplina dos alunos são urgências
A pesquisa apontou também que a falta de apoio psicológico para os alunos que precisam e a indisciplina são os fatores que precisam ser enfrentados com maior urgência na visão dos professores.

No ensino fundamental, 23% deles citaram a questão da falta de acompanhamento psicológico. Em seguida, com 15% das respostas, aparece a indisciplina dos alunos. No ano passado, os mesmos componentes foram citados nesta mesma ordem de prioridade.

No ensino médio, a semelhança entre os resultados e a margem de erro impossibilitou a identificação da principal urgência apontada pelos professores. A falta de acompanhamento psicológico aos alunos que precisam apareceu em 16% das respostas, seguida por indisciplina com 15% e defasagem no aprendizado com 14%.

Primeira Edição © 2011