PC Siqueira lança seu primeiro livro em Maceió

PC Siqueira estará no Feirão do Estudante, dia 6 de agosto, para lançar seu primeiro livro, escrito pelo jornalista Alexandre Matias.

27/07/2016 16:31

A- A+

Assessoria de Imprensa PC Siqueira

compartilhar:

PC Siqueira, o primeiro youtuber brasileiro e influência no mundo de vlogs, lança em Maceió seu primeiro livro “PC Siqueira Está Morto", escrito pelo jornalista Alexandre Matias. O youtuber chega à capital de Alagoas no próximo dia 6 para participar do Feirão de Estudante e sessão de autógrafos com os fãs, no estande da Livraria Leitura, a partir das 17h. A obra é uma ficção com dose de realidade e uma biografia com pitada de fantasia, polêmica, ficção científica e humor negro.

O lançamento fará parte da programação oficial do evento, que tem como público estudantes, universitários e apaixonados por educação, recheado de aulões, palestras, sorteios, entretenimento, noções do mercado de trabalho, vestibular e carreira. As atividades acontecerão no Parque Shopping Maceió nos dias 5, 6 e 7 de agosto, das 9h às 22h, e têm como objetivos informar e divertir o público. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do portal do evento.

O youtuber de 30 anos de idade, é conhecido na internet pelos seus vídeos polêmicos em seu canal “MasPoxaVida”, que soma hoje mais de 2 milhões de inscritos e mais de 208 milhões de visualizações, e o “PC no PC” da Rede Snack. Sem medo de se posicionar, ele aborda temas atuais e gera discussões sobre diversos assuntos, incluindo política, sexo, comportamento e drogas. Porém, o livro não fala sobre seus vídeos. Tem uma série de questionamentos em relação ao que as pessoas vivem hoje na era digital, sobre o quanto do conteúdo que se publica na internet diz quem é você de fato.

Cada capítulo é uma história com narrativas diferentes da qual o PC é o personagem principal. “Eu não quero fazer só mais um livro sobre youtuber falando dos meus vídeos ou coisas do gênero, eu quero buscar também leitores que não conheçam o trabalho que faço no YouTube. No livro, sou um personagem de uma ficção, mas em alguns momentos a obra é autobiográfica, só não fica claro onde. Só quem realmente me conhece, sabe e se reconhece nele”, comenta ele.

Este também é o primeiro livro de Alexandre Matias, jornalista na área de cultura e tecnologia, dono do site Trabalho Sujo (http://trabalhosujo.com.br/) há vinte anos. Para ele seu maior desafio foi escrever um livro que não fosse apenas sobre o que o youtuber é. “Ele é o pioneiro nisso, mas o livro não é sobre isso, fala sobre a nossa vida digital hoje, não apenas a do PC. É um livro que questiona o que é ser um youtuber nessa época em que todos querem ser youtubers”, diz o autor. O livro também é um experimento de linguagem e mistura diferentes narrativas - histórias em quadrinhos, roteiro de cinema, conversas via whatsapp, emails, videoconferências etc. - e gêneros - conspiração, ficção científica, horror, fantasia, paranoia, aventura.

O título do livro chama a atenção para a narrativa e para a reinvenção de PC Siqueira como pessoa na vida real. A obra é considerada um ato simbólico de renovação em sua nova fase. “O cabeludo de seis anos atrás que só usava camisa xadrez, morreu. Deixei de ser uma pessoa frágil e triste. Apesar de ser uma ficção, é um livro muito honesto”, explica PC, que está em plena reinvenção de sua personalidade online.

PC SIQUEIRA ESTÁ MORTO – Fragmentos de uma vida digital
AUTOR: Alexandre Matias
EDITORA: Suma de Letras
PREÇO: R$ 29,00
NÚMERO DE PÁGINAS: 248

 

Maceió - AL
O quê: Feirão do Estudante
Quando: De 05 a 07 de outubro, das 09h às 22h
Onde: Parque Shopping Maceió
Inscrições: www.papodeuniversitario.com/feirao

Sobre PC Siqueira
PC Siqueira é um dos Youtubers mais influentes do Brasil. Com mais de 2 milhões de inscritos e mais de 205 milhões de visualizações o “MasPoxaVida”, canal idealizado por ele, está no ar há mais de seis anos. Recentemente, assinou com a rede Snack de canais no Youtube para estrear a playlist “Pc no PC’, uma releitura do programa que apresentava na MTV - “PC na TV”. Também criou um canal culinário ao lado de Otávio Albuquerque, o “Rolê Gourmet”. Atualmente, também comanda o programa de humor 'Caravana no Ar', transmitido pelo canal TBS, ao lado de Juliano Enrico.

Sobre Alexandre Matias
Alexandre Matias, 40, cobre cultura, comportamento, ciência e tecnologia desde que começou a trabalhar no jornalismo, em 1994. A partir do ano seguinte, criou a coluna Trabalho Sujo que em 1999 migrou para a internet. Nestes vinte anos, também atuou como editor do Caderno C no jornal Correio Popular de Campinas, editor-executivo da Editora Conrad (onde editou a revista Play, pioneira na cobertura de cultura digital no Brasil), editor-chefe do projeto Trama Universitário (quando lançou a versão em português do livro Cultura Livre, de Lawrence Lessig), editor do caderno Link do jornal O Estado de S. Paulo e diretor de redação da revista Galileu. Além disso, ele teve passagens em TV’s e rádios. Atualmente colabora com a Folha de S. Paulo, possui um blog de cultura pop no UOL, uma coluna sobre música brasileira na revista Caros Amigos e coordena o curso semestral O Ecossistema da Música, no Espaço Cult, em São Paulo. Matias também atua como tradutor, conferencista e curador.

 

Sobre o Papo de Universitário
O Papo de Universitário, realizador do evento, é o maior canal voltado para o jovem universitário, do ensino médio ou técnico que tem como missão transformar a educação, motivar os estudantes a seguirem seus sonhos e mostrá-los que não há tempo a perder os conectando às exigências do mercado de trabalho atual através de iniciativas inovadoras e programações ricas em conteúdo relevante.

Primeira Edição © 2011