Foi demitido? Quer reingressar ao mercado de trabalho?

Método aplicado por coachs, auxilia a encontrar soluções para a sua carreira e faz toda a diferença na vida profissional.

20/07/2016 17:14

A- A+

Toda Comunicação

compartilhar:

Outplacementé uma ferramenta de Recursos Humanos, utilizada para auxiliar pessoas que foram demitidas de alguma empresa, a reconquistar seu lugar no mercado. Seu objetivo é estudar, junto com o profissional, a solução para a sua carreira, levando em conta o que o mercado oferece, a experiência da pessoa e a sua meta. 

Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching e da empresa OutliersCareers, especialista em transição de mercado, diz “O outplacement é uma valiosa ferramenta para diagnosticar, planejar e assessorar na montagem de um novo plano de ação, com foco em resultados contínuos e efetivos para o profissional desligado de uma empresa” explica.

Ainda de acordo com Madalena, parte do trabalho é prestar ajuda no preparo do currículo, ensinar a fazer networking, analisar o comportamento do executivo, fornecer informações sobre consultorias, processos de seleção, indicá-lo para vagas de consultorias de RH, headhunters ou empresas parceiras. O processo consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para as oportunidades de mercado, bem como para o planejamento de sua carreira. 

Segundo a especialista, a demissão é um processo de perda, e, em muitas ocasiões, pode desestruturar o profissional. “O outplacement, além de auxiliar na estratégia de marketing pessoal do executivo, também dá suporte para o equilíbrio emocional, à medida em que fornece informações reais e valiosas sobre o caminho que deve ser trilhado” finaliza.

Primeira Edição © 2011