Novo Mapa do Turismo Brasileiro tem 28 municípios alagoanos

Publicação do Ministério do Turismo pauta distribuição de recursos e ações para fortalecimento do setor

13/07/2016 07:18

A- A+

Marcel Leite - Agência Alagoas

compartilhar:

O Ministério do Turismo divulgou, na terça-feira (12), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, e Alagoas está presente com 28 municípios.

As cidades alagoanas presentes no novo mapa se dividem em cinco categorias, de acordo com a Categorização realizada pelo Ministério do Turismo. Os critérios utilizados se baseiam diretamente no interesse dos municípios pelo fomento de atividades turísticas que influenciem diretamente a economia da região.

Cada município precisava ainda entregar a mínima documentação necessária para estar presente no novo mapeamento, além de possuir um órgão específico responsável pela organização das atividades relacionadas ao turismo. Os documentos exigidos eram a Lei Orçamentária (com recursos voltados ao turismo) e um Termo de Compromisso por parte da Prefeitura.

Para o supervisor de estudos e pesquisas da Sedetur, Francis Hurst, os novos critérios de mapeamento usados pelo Ministério do Turismo são de suma importância para incluir somente aqueles municípios realmente compromissados com a atividade turística. “Os novos critérios buscam, sobretudo, otimizar os recursos para aquelas regiões que realmente queiram integrar o novo Mapa Turístico do Brasil”, disse.

Todos os 102 municípios alagoanos passaram por capacitações para que fossem incluídos entre os aptos a fazer parte do mapa, porém somente 28 conseguiram apresentar a documentação necessária e se enquadrar nos critérios exigidos.

Primeira Edição © 2011