Perícia do Senado liquida de vez com Dilma

01/07/2016 08:58

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Mesmo tendo sido encomendada pela defesa de Dilma Rousseff, a perícia realizada por técnicos do Senado no processo das pedaladas fiscais e dos decretos não autorizados, liquida de vez com a presidente afastada. Foi, a rigor, um erro crasso, primário do ex-ministro José Eduardo Cardozo, advogado de Dilma.

O que Cardozo queria – e conseguiu – era ouvir os peritos dizerem que Dilma não teve ‘participação direta’ nas pedaladas fiscais. Ora, e quem disse que ela teve? Os ministros do Tribunal de Contas da União já haviam dito que houve as pedaladas, sem atestar um ato direto da presidente nos empréstimos bancários ilegais. Mas isso não torna Dilma irresponsável. Seu crime, aliás, assim é definido: crime de responsabilidade. Logo, a nova perícia não trouxe nada de novo, apenas confirmou o laudo do TCU.

Bom, por má fé ou por despreparo – e esta última hipótese é mais provável – Eduardo Cardozo valeu-se da perícia no Senado para dizer que Dilma não praticou as pedaladas. Claro, e não poderia porque não é ela, e sim o ministro da Fazenda, quem assina os empréstimos criminosos. Dilma é a responsável direta – aí sim – porque tinha o ‘domínio do fato’, como chefe do governo. No caso dos decretos ilegais, ela própria os assinou. Portanto, Dilma é responsável direta por uma coisa e outra.

Eduardo Cardozo deu um tiro no peito – da amiga presidente, pois a perícia que encomendou serviu, tão-somente, para comprovar – por técnicos escolhidos pela própria defesa – que as pedaladas existiram e os decretos existiram, afrontando a Lei Fiscal e a Constituição e, portanto, fundamentando o impeachment.

Burrice do ex-ministro Cardozo, encomendar uma perícia sabendo que o resultado seria adverso. Sabendo que, na conclusão, os técnicos diriam: houve os decretos e as pedaladas.

Em suma, Dilma só poderia ser inocentada, nesse episódio dos rombos financeiros e orçamentários, se um laudo de insanidade atestasse que ela era mentalmente incapaz. Uma retardada.

DIVAGAR, DIVAGAZINHO

A grana retida pela Secretaria da Fazenda, por força da liminar que sustou o pagamento dos juros da dívida, será devolvida ao governo federal em lentas parcelas e a longo de dois anos.

 

CÂMBIO LIVRE

O dólar está caindo porque, ao contrário do que acontecia era Dilma, o Banco Central garante que não vai intervir no câmbio e também não fará média reduzindo temerariamente a taxa de juros.

 

S DUAS FACES DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA

O ministro Dias Toffoli manda soltar Paulo Bernardo invocando a presunção da inocência, prevista na Constituição. Muito bem. Enquanto isso, advogados conselheiros do CNJ afastam um desembargador do cargo e ordenam um procedimento investigativo. E a presunção da inocência? E se, ao cabo da sindicância aberta, o magistrado for julgado inocente?

 

MEL COM JILÓ

Enquanto Paulo Bernardo comemorava a saída da cadeia, outro petista ‘ilustre’, o ex-ministro José Dirceu amargava a notícia de que o juiz Moro abriu novo processo contra ele na Lava-Jato.

 

BACANA CORRUPTO

Manchete do Correio Braziliense: ‘Corrupção bancou até casamento de bacana’. Será bacana o sujeito que promove festa usando dinheiro surrupiado de um projeto de natureza pública?

 

BELA ESCOLA, A DO CIRO GOMES

Com todo respeito, o Ciro Gomes pirou de vez. Ante o fantasma de decretação da prisão de Lula, o político cearense defende – isso mesmo! – o sequestro do ex-presidente, que seria enviado para uma embaixada, certamente de um país bolivariano. Toda essa lealdade – é o que se deduz – como retribuição aos meses que o ex-governador do Ceará passou como ministro na gestão presidencial do indigitado sapo barbudo.

 

TEMPOS BICUDOS

Não é preciso fazer pesquisa ou estudo para avaliar o atual momento político brasileiro. Basta evocar a estranhíssima figura cearense que preside a outrora venerável Câmara dos Deputados.

 

Jair Bolsonaro virou massa de pão fermentada. Quanto mais batem, mais ele cresce. O fato é que estão revidando atitudes de Bolsonaro com o mesmo tom radical usado pelo parlamentar.

 

PPS ABRE MÃO DO PROTAGONISMO

Ao decidir apoiar Rui Palmeira (PSDB), em vez de manter a candidatura de Régis Cavalcante à sucessão maceioense, o PPS abre mão do protagonismo para atuar como caudatário da legenda tucana. Sai da mira a Prefeitura e entra, em perspectiva, uma secretaria, caso o tucano fature sua reeleição. Tudo com o aprove-se do líder Roberto Freire, presidente nacional do velho PPS.

 

PETISTAS COITADOS

O PT iniciou uma ‘vaquinha’ para amealhar moedas a fim de custear as viagens de Dilma Rousseff. Assim, não precisarão usar os bilhões de reais drenados no esquema de pilhagem à Petrobras.

 

TUDO EXPLICADO

Descoberta a gatunagem que saqueava dinheiro que deveria incentivar eventos culturais, agora se sabe por que artistas ligados ao PT defendiam com ardor a volta do Ministério da Cultura.

 

DISCURSO DO PT E REALIDADE DE TEMER

Lembra-se do discurso petista na fase inicial do impeachment? Diziam que, se assumisse o governo, Temer iria acabar com os programas sociais. Pois bem, esta semana, o presidente interino anunciou reajuste de 12,5% para os benefícios do Bolsa Família. Bem mais do que os 9% anunciados antes por Dilma Rousseff.

 

 

Primeira Edição © 2011