Combate às drogas: Política pública é fundamental

Programa é destaque pelas ações de prevenção, recuperação e reinserção social

26/06/2016 10:50

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O dia 26 de junho é marcado, em todo o mundo, pelo combate ao tráfico e consumo de drogas. A construção de uma política pública sólida neste setor é imprescindível para reverter o quadro atual de violência que atinge a população no país. Em Alagoas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem reforçando a sua atuação, sobretudo no âmbito dos principais eixos que compõem esta política: prevenção, recuperação e reinserção social.

No cenário nacional, o principal instrumento normativo sobre o tema é o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei 11343/06), que estabelece as normas para o tratamento de usuários e dependentes de substâncias ilícitas e para a repressão à venda ilegal, além de tipificar crimes ligados à droga, com suas respectivas penalidades.

Grande parte dos especialistas do tema englobam em seus estudos a prevenção, a recuperação e a reinserção social como ferramentas para otimização da rede de atenção ao dependente químico e para o desenvolvimento de uma política acolhedora e humanizada.

A prevenção refere-se a toda iniciativa que tem como objetivo oferecer à sociedade qualidade de vida e informações que diminuam os fatores de risco e fortaleçam os fatores de proteção individuais, comunitários e sociais garantindo e promovendo direitos.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, a prevenção visa evitar que o indivíduo ingresse no submundo das drogas. “Esta etapa da política é voltada especialmente para crianças e adolescentes com o objetivo principal de fortalecimento dos fatores de proteção social e diminuição dos fatores de risco e da vulnerabilidade, proporcionando que cresçam em um ambiente seguro e saudável, no qual possam desenvolver suas potencialidades, capacidades e habilidades de vida”, disse Aderico.

Acolhimento e recuperação

A recuperação do dependente químico exige uma abordagem específica e multidisciplinar, em um ambiente que proporcione a atenção integral e a articulação interinstitucional.

Neste quesito, Alagoas é um dos maiores destaques do país. Com 35 comunidades acolhedoras credenciadas pelo Governo do Estado, a Rede Acolhe – rede de casas de recuperação de dependentes químicos, já acolheu mais de 20 mil pessoas.

Lytuania Melo, de 26 anos, foi uma destas 20 mil pessoas acolhidas. Seu primeiro contato com as drogas foi aos 11 anos, quando começou a consumir álcool e cigarro. Tempos depois, já estava usando maconha e, por fim, o crack.

"Fui acolhida e hoje estou renovada, livre. Trabalho incansavelmente para educar minhas filhas e mostrar para elas que as drogas não é caminho para ninguém. Perdi muitos amigos, conhecidos e pessoas que até hoje estão no crack. Nenhum ser humano está imune a erros. A melhor saída é se informar, educar e instruir. O conselho que eu dou é que busque a vida e diga não às drogas”, contou Lytuania.

Reinserção Social

A reinserção social trabalha no fortalecimento das pessoas prejudicadas pela dependência química de álcool e outras drogas, por meio dos processos de recolocação dessas pessoas nos mais diversos contextos da vida. Ela atua de forma a inserir o dependente químico de volta ao convívio familiar, resgate da cidadania, educação e, em seguida, qualificação profissional e geração de trabalho e renda, contribuindo efetivamente para o processo de recuperação.

Dentro dessas possibilidades, a Seprev já realizou diversas capacitações e oficinas produtivas, tais como: fábrica de blocos, sorveteria, informática, serigrafia, dentre outras.

Marcos Antonio Pereira, de 26 anos, é um dos casos de sucesso da reinserção social. Ele reconstruiu sua carreira profissional, após ver sua vida ameaçada pelo crack. “Depois do acolhimento, voltei a treinar com apoio da comunidade e hoje sou o melhor atleta Norte e Nordeste na categoria salto em distância”, comemorou.

Dia Mundial de Combate às Drogas

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas, um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa entorpecentes.

Primeira Edição © 2011