Documentário Esquenta Muié será exibido no Cinema das Alagoas

Produção foi premiada pelo MinC no Prêmio Culturas Populares 2009

31/05/2016 17:33

A- A+

Daniel Borges - Agência Alagoas

compartilhar:

O videodocumentário Esquenta Muié - 30 anos de pífanos de Alagoas,  dirigido e produzido pelo jornalista e produtor cultural Keyler Simões, será exibido nesta sexta-feira (3), às 19h, no Cine Arte Pajuçara, dentro das atividades do projeto Cinema das Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A ação é uma parceria com o Centro Cultural Arte Pajuçara e a entrada é gratuita.

Lançado em 2008 e premiado pelo Ministério da Cultura no Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel, o filme relata os trinta anos de existência da banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro, Alagoas.

Cinema das Alagoas

Disseminar a produção audiovisual nacional e democratizar o acesso do público à sétima arte são os objetivos do projeto Cinema das Alagoas, que abre as portas do Cine Arte para o público, sempre na primeira sexta-feira do mês, para receber uma produção cinematográfica brasileira.

“A iniciativa propõe a disseminação dos filmes, especialmente os alagoanos, aproximando o público do núcleo de produção audiovisual da obra que será apresentada. A parceria estimula os artistas da terra e forma novas plateias”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

O projeto faz parte do apoio firmado entre o Governo de Alagoas e o Centro Cultural Arte Pajuçara, visando o fomento da sétima arte alagoana e o fortalecimento da produção cultural local.

O acordo estabelecido prevê apoio do governo estadual, para a manutenção do espaço cultural, a garantia de exibições mensais gratuitas das obras alagoanas, além de pautas especiais destinadas aos artistas da terra, como contrapartida social.

Arte Pajuçara

Situado na avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, o Centro Cultural é um espaço que promove cultura a partir das artes visuais e cênicas, da música e produções audiovisuais.

Primeira Edição © 2011