Livro do chef Guga Rocha é referência no universo gastronômico

Guga Rocha reúne experiências de mais de 38 países como Itália, Portugal, Espanha, Tailândia, Indonésia, Grécia, Canadá e França.

25/05/2016 17:51

A- A+

MD Assessoria & Comunicação

compartilhar:

Os conhecimentos do chef vão muito além da cozinha, ele é também um grande pesquisador, escritor, viaja pelo mundo atrás das mais intrigantes tendências e apresenta programas interessantíssimos de televisão

Nascido em uma família tradicional alagoana, Guga Rocha cresceu em meio às panelas de sua avó paterna, Edla Ramalho, cuja a arte era reconhecida em todo nordeste pela delicadeza de suas criações. De personalidade criativa e inquieta, ele se destacou desde cedo, nos esportes, nas aulas de canto clássico, música e no palco. O seu gosto e habilidade em diferentes áreas fez com que desenvolvesse os diferentes perfis e atuações que tem hoje.

Em sua juventude, Guga criou uma banda de rock, a banda Arcanjo, que fez muito sucesso em todo o nordeste, abrindo shows de grandes nomes da música nacional, como Paralamas do Sucesso, Titãs, Cassia Eller, Ed Motta, Pato Fu, Kid Abelha, entre outros. 

Ao chegar em São Paulo, Guga expandiu suas atividades e começou a trabalhar em alguns restaurantes da capital, se utilizando de todas as bases de cozinha francesa aprendidas com sua avó. Trabalhou ao lado de chefs como Cacau Ribeiro, Laurent Suaudeau e Volmar Zocche, o que despertou novamente o seu gosto pela culinária e o fez cursar a faculdade de Gastronomia. 

Já formado, Guga passou a realizar muitos eventos, além de chefiar a cozinha de um clube de alta gastronomia e ser chef executivo do grupo Terroir e cantina Aurora. Foi também um dos finalistas do Super Chef, o reality show de cozinha na Rede Globo, do programa Mais Você, com a Ana Maria Braga. Anos depois, voltou ao programa para ser o Chefe-anjo das celebridades e, ao lado de André Marques, venceu a competição.

Amante da leitura, da escrita e da pesquisa, após um grande estudo sobre a culinária dos quilombos brasileiros, ele lançou um site sobre esse tema, chamadoUm sabor quilombola, no qual resgata mais de 150 receitas dessa cultura. Colunista fixo da revista Prazeres da Mesa, Guga Rocha também escreveu e publicou livros próprios: Receitas Para Pegar Mulher e Receitas da Minha Avó, ambos da editora Matrix.

Em 2015, Guga tornou-se chef efetivo do Programa da Tarde, da rede Record, no qual encabeçava os quadros “Uma pitada no seu negócio” e “Fã na cozinha”, além de apresentar o programa Homens Gourmet, do canal Fox, ao lado de Carlos Bertolazzi e Dalton Rangel. Ele também foi escolhido para apresentar o Sirha Bocuse D’or, maior concurso gastronômico do mundo, tendo sua primeira edição aqui no Brasil.

Entre seus programas de televisão, eventos e ações sociais, o chef ministrou aulas sobre a tendência da nova culinária brasileira no Le Cordon Bleu de Otawa, e já está programado para ministrar neste ano, em Tóquio, Nova Iorque, Nova Zelândia e México.

Palestrante nos mais importantes festivais de gastronomia do Brasil, e participando de eventos nacionais e internacionais com grandes chefs em restaurantes estrelados, Guga Rocha já viajou para mais de 38 países estudando sua cozinha, tradições e cultura. Hoje, é reconhecido como um dos chefs brasileiros da nova geração de maior destaque, respeitado pela crítica e pelo público, no Brasil e no exterior, onde possui o apelido carinhoso de “tropicalist chef”.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011