'Tour' da Tocha apresenta qualidade e diversidade

22/05/2016 15:49

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Contagiado pelo sentimento de alegria e esperança de transformação de vidas por meio do esporte, o Estado de Alagoas se prepara para receber, nos dias 29 e 30 deste mês, o símbolo maior das Olímpiadas: a Tocha Olímpica. Por aqui, o Tour da Tocha passará por seis municípios: São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Maceió, Murici e União dos Palmares.

Quem for prestigiar a passagem da tocha deve aproveitar, também, para conhecer os atrativos das cidades. Com diversidade em atrativos turísticos, a originalidade do artesanato de alguns dos municípios é uma das apostas que promete encantar os visitantes.

São Sebastião

Destaque na região Nordeste, a confecção da renda de bilro existe em maior concentração no município de São Sebastião. Com singeleza e tradição familiar, as artesãs da Associação das Mulheres Rendeiras de São Sebastião utilizam pontos antigos, feitos em almofadas que, paulatinamente, dão vida às peças e assessórios de arte. Situado no Agreste alagoano, o município é berço da mestra artesã Clarice Severiano, falecida em 2012 e que era reconhecida como Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas. A filha de D. Clarice, Maria Severiano, conduzirá a tocha pela cidade no dia 29 de maio.

Arapiraca

Em Arapiraca, é indispensável conhecer o trabalho artesanal do mestre Zezinho. Nas mãos do artesão a madeira bruta ganha forma e cores, em esculturas que representam a natureza e a identidade do povo alagoano. Entre as peças está a produção de barcos, pássaros, peixes e pescadores, que refletem o cotidiano local.

São Miguel dos Campos

Considerado um dos processos mais complexos dentre as produções artesanais, o trabalho com tear é fonte de renda para homens e mulheres de São Miguel dos Campos, por meio da Associação de Artesãos Colmeia. Utilizando a técnica de cruzamento de fios verticais, os artesãos produzem colchas, redes, jogos americanos, tapetes, bolsas, redes de balanço, lençóis e jogos de banheiro, com cuidado e habilidade.

Maceió

Berço do singular bordado filé, o bairro Pontal da Barra, em Maceió, abriga uma das principais e mais conhecidas produções artesanais do Estado. Na produção, as linhas coloridas que refletem as cores das belezas naturais de Alagoas vão ganhando contornos e se transformam em roupas, assessórios, toalhas, jogos de mesa, almofadas, passadeiras, e outros objetos de decoração.

União dos Palmares

O povoado do Muquém, na região do mítico Quilombo dos Palmares, além de história de luta e liberdade, também é terra da arte rica em criatividade e representatividade no artesanato com barro. Utilizando apenas a matéria-prima do barro e da lenha, o talento representa o ingrediente principal na confecção das peças. A prova disso é Dona Irinéia, considerada uma das maiores artesãs de Alagoas, e que conquistou admiração mundial com sua arte em cerâmica. O tour da tocha será finalizado no município no dia 30 de maio, com o trajeto que prevê a visita ao Memorial de Zumbi, na Serra da Barriga.

Primeira Edição © 2011