Comitê do São Francisco destaca os grandes desafios para a bacia

Estudo revela as consequências da redução da vazão para Sergipe e Alagoas

19/05/2016 14:51

A- A+

Assessoria de Comunicação

compartilhar:

Foi aberta nesta manhã de quinta-feira, 19/05, na capital sergipana, a XXIX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A mesa de abertura contou com a presença de representantes da diretoria do colegiado e de órgãos de meio ambiente, como a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO). Os pronunciamentos destacaram os grandes desafios que a bacia tem enfrentado e os avanços conquistados pela ação do Comitê de bacia, em articulação com o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil organizada.

“Nossa participação tem sido permanente junto ao trabalho do Comitê, em diálogo com a ANA e demais instâncias, discutindo alternativas para enfrentar a crise hídrica, especialmente após a criação do Grupo de Trabalho São Francisco que vem se debruçando nas questões da sustentabilidade hídrica, garantindo o futuro da bacia do São Francisco”, destacou Ailton Rocha, superintendente de Recursos Hídricos do Governo de Sergipe, que na ocasião representou o governador do estado, Jackson Barreto de Lima.

O presidente, Anivaldo Miranda, destacou a importância de aprofundar as discussões sobre o impacto da redução da vazão, e ressaltou que a bacia do São Francisco possui outros desafios de mesma relevância. “É fundamental que esse colegiado possa ampliar as discussões sobre as novas matrizes energéticas, as fontes sustentáveis, as questões relacionadas à qualidade da água, ao saneamento da bacia e à revitalização de todo esse território que sofreu anos e anos de mãos tratos e grave degradação”. 

Reunindo mais de 60 membros, que representam os diferentes usuários das águas do Velho Chico, a XXIX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) acontece até amanhã, 20 de maio, no Hotel Quality, Aracaju.

 

Estudo revela as consequências da redução da vazão para Sergipe e Alagoas

Durante a abertura da XXIX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o pesquisador Sergio Silva de Araújo fez a entrega ao presidente do Colegiado, Anivaldo Miranda, da sua tese de doutoramento no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe.

Com o tema, “Apropriação dos recursos naturais e conflitos sócio-ambientais no Baixo São Francisco”, o estudo mostra o processo de degradação ambiental nos estados de Sergipe e Alagoas, com as sucessivas reduções de vazões e suas consequências graves para a produção de alimentos na região, como a diminuição da cultura do arroz e a pesca de espécies nativas, por exemplo.

“Eu gosto de relacionar a vazão com a sístole e diástole do coração, se não houver um equilíbrio entre os dois, há um colapso do sistema”, pontuou o pesquisador, que é membro da Câmara Técnica Institucional e Legal, instância do CBHSF.

A XXIX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) acontece até amanhã, 20 de maio, no Hotel Quality, Aracaju.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

 

Primeira Edição © 2011