Planos de Educação: serão avaliados e monitorados

Técnicos receberão treinamento para monitoramento documentais

14/05/2016 10:16

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Os municípios alagoanos terão seus Planos de Educação submetidos a um período de avaliação e monitoramento.  Para auxiliar os técnicos municipais neste processo, será realizada, a partir de junho, uma série de formações ministradas por avaliadores da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação (MEC). Estes avaliadores são indicados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

De acordo com Ana Márcia Cardoso Ferreira, coordenadora estadual da Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação, essa formação dará início à segunda fase de formatação dos planos. Os 102 municípios alagoanos já possuem seus planos.

“Todos os municípios alagoanos já fizeram a adesão a essa fase dos Planos”, destacou Ana Márcia. “Essa fase é importante porque vai permitir o entrosamento entre o plano e a lei orçamentária dos municípios. Daí a necessidade da formação dos técnicos que farão esse trabalho”, acrescentou a coordenadora.

Ana Márcia disse ainda que a formação será a partir dos municípios polos, mas a programação ainda está em construção. “A ideia é reunir técnicos de todos os municípios, a partir de um município-polo para facilitar o acesso de todos à formação”.

Conteúdo -  O conteúdo dos planos difere de município para município, mas todos têm em comum as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de acordo com a Resolução 59/2007, que velam pela melhoria da educação como um todo.

As metas sugerem estratégias de melhoria para a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos, ensino profissionalizante e ensino superior, além da valorização e qualificação dos profissionais.

Primeira Edição © 2011