Hamilton se recupera, mas não impede quarta vitória de Rosberg na temporada

01/05/2016 10:44

A- A+

Do Uol, em SP

compartilhar:

Lewis Hamilton até conseguiu se recuperar depois de largar em décimo lugar, mas não conseguiu impedir Nico Rosberg de vencer pela sétima vez seguida - a quarta nesta temporada - e ampliar ainda mais sua vantagem na liderança do campeonato. O alemão, que largou na pole, liderou o GP da Rússia de ponta a ponta e comandou a dobradinha da Mercedes. Kimi Raikkonen, da Ferrari, foi o terceiro. Com o resultado, Rosberg chegou aos 100 pontos, contra 57 de Hamilton.

Largando em quarto, Felipe Massa perdeu uma posição justamente para Hamilton nas primeiras provas e chegou em quinto, atrás do companheiro Valtteri Bottas. Já Felipe Nasr fez uma boa largada, ganhando sete posições, mas perdeu ritmo e ainda teve uma punição durante briga de posição, terminando em 16º.

Vettel bate com Kvyat de novo
Nico Rosberg não deu chance aos adversários na largada  e pulou na frente, enquanto Kimi Raikkonen superou Valtteri Bottas e subiu para segundo. Felipe Massa manteve o quarto lugar e, atrás do brasileiro, houve vários toques. Quem se deu mal foi Sebastian Vettel, que teve dois toques com Kvyat, rodou, bateu e saiu da prova. O russo sofreu a pior punição das regras, um stop and go de 10s.

No segundo round entre Vettel e Kvyat, que trouxe o Safety Car para as primeiras voltas,  também vitimou Ricciardo e ambos os Red Bull foram aos boxes e colocaram os pneus médios, para irem até o final da prova.

Fora das confusões desta vez, Hamilton subiu de décimo para quinto e Alonso também fez uma grande largada, pulando para sétimo. Felipe Nasr foi outro que ganhou muitas posições, indo de 19º para 12º.

 

Hamilton vai para cima
Na relargada, Bottas deu o troco em cima de Raikkonen e Hamilton ultrapassou Massa, subindo para quarto na quarta volta. Três giros depois, o inglês passou também a Ferrari e chegou ao terceiro posto.

O inglês, contudo, sofreu para passar Bottas. A Williams até tentou defender a posição antecipando a parada do finlandês, na volta 17, mas no retorno de ambos à pista Hamilton ultrapassou o rival e tomou o segundo posto. Porém, Rosberg já tinha aberto 12s para o companheiro.

Ao retardar sua parada, Raikkonen acabou ganhando também a posição de Bottas. Com isso, após os pit stops, Rosberg liderava, seguido de Hamilton, Raikkonen, Bottas, Massa, Perez, Verstappen, Alonso, Ricciardo e Magnussen.

Na segunda parte da corrida, Hamilton começou a tirar a diferença em relação a Rosberg, chegando a ficar 7s atrás com 15 voltas para o final, quando foi avisado de um problema de pressão de água em sua Mercedes.

Mais atrás, Perez fez sua parada e Verstappen abandonou com o motor quebrado. Com isso, Alonso subiu para o sexto lugar, à frente de Magnussen, Grosjean, Perez e Sainz. A folga de Massa em relação ao espanhol era tanta, contudo, que o brasileiro chegou a fazer uma segunda parada e ainda voltou em quinto. Button, por sua vez, ainda teve tempo, com quatro voltas para o final, de superar Sainz e, assim como Alonso, marcar seu primeiro ponto do ano, em décimo.

A Fórmula 1 volta em duas semanas, no GP da Espanha.

Primeira Edição © 2011