Maceió estimula turismo científico com intercâmbio

Estudantes estrangeiros podem ser atraídos para cursos de verão

21/02/2016 09:14

A- A+

Ascom Semptur

compartilhar:

O secretário de turismo de Maceió Jair Galvão participou, nesta semana, de uma reunião com representantes da organização  Education USA, para discutir uma proposta de estimular o turismo científico na capital alagoana. O instituto que hoje tem sede no Centro Universitário Cesmac era até então focado em orientar estudantes de todo o estado de Alagoas que buscam oportunidades de estudar nos Estados Unidos.

Com foco em promover uma maior interação cultural entre os países, os representantes do instituto acreditam que é possível atrair estudantes estrangeiros para realização de cursos de verão em Maceió com foco no idioma português e outras áreas do conhecimento como saúde, cultura e meio ambiente.

“Nossa expectativa é receber estudantes de graduação que queiram aliar cursos livres com uma experiência turística de qualidade”, explica Sílvio Abreu, coordenador do programa de relações internacionais do Cesmac.

Além dos cursos, Sílvio acredita que os universitários podem se interessar por vivências culturais e atividades na comunidade, através de programas de extensão que proporcionem um mergulho na realidade de um país com condições climáticas e sociais bastante diferentes do seu.

Para Jair Galvão, essa será uma oportunidade muito interessante para fomentar o turismo internacional. “Vamos planejar um roteiro pedagógico, algo que envolva a história e a cultura, além da paisagem da cidade focada nesse público. Hoje existem 30 escritórios do Education USA no Brasil. No próximo mês, os representantes vão participar no encontro no Rio de Janeiro para discutir a intensificação do contato com as universidades americanas para fortalecer esse tipo de intercâmbio.

Segundo o Ministério do Turismo, pelo fato de a educação ser vista tanto como atrativo turístico, quanto como um serviço que pode ser comercializado, o turismo de intercâmbio vem sendo priorizado pelos governos dos mais diversos países. As estatísticas indicam que apenas os estudantes com ensino médio completo que buscam uma instituição de ensino no exterior já somam 1,5 milhão de pessoas no mundo e movimentam US$ 30 bilhões por ano.

A criação do escritório do Instituto em Maceió no último mês de dezembro foi desdobramento de uma articulação do Cesmac e da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Sempur) e da Fundação Municipal de Cultura (Fmac) com o consulado americano em Recife (PE).

Primeira Edição © 2011