O linchamento moral de Lula

14/02/2016 13:39

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Há no país uma “tentativa de linchamento moral” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que afirma o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Também é dele: "Nunca antes na história do país um ex-presidente foi tão caluniado, difamado, injuriado e atacado como o companheiro Lula".

A defesa, apaixonada, mas compreensível do acólito petista, não tem endereço, é indeterminada. É como se dissesse: acusam, atacam, ofendem. Certo, mas quem faz isso? Para evitar o vazio total, o pequeno Falcão fala em “mídia conservadora”.

Como que contaminado pelo chefe, pela retórica primária do líder, Falcão dirige-se aos incautos e desatentos. Pois os informados deste país sabem, estão cansados de saber, que Lula e seus familiares são alvos de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público. E que o PT e seus generais – muitos já condenados no julgamento do mensalão – são investigados pela roubalheira que desmontou a Petrobras.

Compreende-se a subserviência do lacaio partidário, mas há limites. Quem está apurando o petrolão – o segundo maior escândalo na escala da corrupção planetária – não é a oposição, nem os críticos de Lula, Dilma e do PT. São delegados e agentes da Polícia Federal, procuradores do Ministério Público e juízes federais dentre os quais o insuspeito – e destemido – Sérgio Moro. Não existe, pois, nenhum intuito de “linchamento moral”,

até porque nada hoje é mais discutível do que a moral de Lula.

Desde que se aboletaram do poder, os cardeais petistas tratam o povo como um bando de idiotas. O Rui Falcão não é cardeal – talvez aprendiz de acólito – mas também age assim. Sem coragem para acusar os magistrados, os promotores de justiça e os agentes federais (pois o PT virou caso sério de polícia) Falcão fica bajulando Lula com história de “mídia conservadora”. Como se a sociedade que o escuta fosse constituída de retardados mentais.

Mas o faz cometendo um ato falho ao empregar o termo ‘linchamento’. Afinal, que tipo de gente tem sido alvo de linchamento pelas ruas violentadas deste país?

 

 

Primeira Edição © 2011