Nova York passa a oferecer testes grátis para diagnóstico de zika vírus

02/02/2016 09:27

A- A+

G1 - São Paulo

compartilhar:

O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou nesta segunda-eira (1) que o departamento de saúde estadual  vai oferecer testes diagnósticos grátis para indivíduos com sintomas de zika.

A iniciativa é uma medida excepcional nos EUA, onde não existe sistema universal de atendimento à saúde. Segundo comunicado, o governo também deverá fazer testes de varredura e oferecer exames confirmatórios de anticorpos no estado.

O teste a ser oferecido gratuitamente é aquele capaz de detectar a presença do vírus apenas durante a virose, rastreando seu material genético.

Nove pessoas no estado obtiveram resultado positivo em testes de zika após terem retornado de viagens a países onde o vírus está circulando. Os EUA já emitiram alertas a viajantes para locais onde o patógeno já se instalou.

Segundo o departamento de saúde local, Nova York é uma área que merece especial atenção por ser um "grande destino de viagem, com uma população cosmopolitana".

A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que o zika, por ter correlação com milhares de casos de microcefalia no Brasil, é uma emergência internacional de saúde pública.

Os CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) tem adicionado todos os países com confirmação de casos autóctones à lista de alerta a viajantes.

O estado de Nova York também diz já estar mapeando a distribuição do Aedes albopictus, um primo do Aedes aegypti mais adaptado ao frio que também é capaz de transmitir dengue.

Primeira Edição © 2011