Um parelha acima de Lula

31/01/2016 18:16

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

A situação de Lula, o loquaz ex-presidente, não é crítica apenas por causa das denúncias de corrupção, desvios de recursos públicos, favorecimentos e outras maracutaias – para usar expressão do próprio chefão petista. Há algo de mais sombrio rondando – e ameaçando – a honorabilidade do venerável líder.

Lula anda encrencado com a suspeita de ter apoiado o mensalão e com a convicção de muitos de ter se beneficiado do petrolão, mas o episódio novo, que o envolve, conduz a terreno movediço. Dessa vez, o supremo boss não tem como invocar perseguição gratuita de promotor de Justiça odiento ou mesmo de um antagonista político ciumento e incontido. A encrenca braba foi produzida pela própria incontinência oral do líder em apuros.

Semana passada, enquanto filosofava a um grupo de iluminados blogueiros, Lula, cheio de humildade e modéstia, proclamou: “Neste país, não existe viva alma mais honesta do que eu”.

O decreto verbal do impudente Lula teria passado despercebido, não fosse pela instantânea reação de outro personagem saliente, também metido em traquinagens policiais. “Lula roubou meu discurso” revidou de pronto Paulo Salim Maluf que, certo dia, na década de 80, antecipou-se, ao sentenciar: “Não existe ninguém mais honesto do que eu”. Em tempos de baixo astral, eis que Luiz Inácio agora já pode ser denunciado, também, como plagiário – e o mais grave, acusado de copiar o protervo Ali Babá paulista.

É grave? Claro, mas parece haver escapatória. Sempre há. Já tem petista tranquilizando Lula: “Não ligue chefe, Salim é colega, inofensivo”. E o ínvido boss, aliviado, mas cético: “Será? Será?”.

 

PREVIDÊNCIA

Já em 1995, durante palestra, o então secretário de Planejamento, Jorge Toledo, previa que, em 20 anos a massa de servidores aposentados começaria a pesar demais na folha em Alagoas.

 

PREVIDÊNCIA 2

Hoje, se todo servidor do Estado, com tempo para aposentar-se, tornar-se inativo, o custo será alto não apenas por causa da folha, mas também porque os cargos vagos terão de ser preenchidos.

 

TUDO PELA VOLTA DO CRESCIMENTO

A presidente Dilma reuniu-se com o ‘conselhão’ para discutir medidas para a volta do crescimento. A única proposta digna de menção, creia, foi o uso do FGTS (dinheiro do trabalhador, administrado pela Caixa Econômica) como garantia para empréstimos consignados. Um tema velho e nada interessante.

 

ÚLTIMOS CELETISTAS

O pessoal do moribundo Lifal (Laboratório Farmacêutico do Estado) é um dos poucos remanescentes do regime celetista no serviço público estadual, sem nenhuma garantia de estabilidade.

 

EMENDA SALVADORA

Nos anos 80, o então governador José Tavares, para livrar o Estado dos encargos do FGTS, propôs (e emplacou) emenda à Constituição transformando ‘todo mundo’ em estatutário.

 

BORN PARTICIPA DO MOVIMENTO MIGRATÓRIO

Presidente regional do PSB, a ex-prefeita Kátia Born entrou no movimento migratório e deve sair candidata à prefeitura de Rio Largo. Como secretária municipal de Saúde, ela fortalece seu projeto eleitoral, contando ainda com o apoio do prefeito Toninho Lins que, apesar de processado por improbidade administrativa, já demonstrou que detém forte capital político no município.

 

GRANA SOBRANDO

Prova de que a Petrobras vai bem: anúncios da estatal estão irrigando o caixa da TV Record. Em compensação, cada denúncia veiculada vem com algum complemento defendendo o governo.

 

ÚTIL PARA QUEM?

A propósito da Petrobras: por que não privatizar uma empresa que não consegue, sequer, manter o preço da gasolina acessível, no exato momento em que o preço do petróleo despenca no exterior?

 

DESEMBARGADOR MEDEIA CONFLITO FUNDIÁRIO

Se depender do esforço do desembargador Tutmés Airan, o conflito entre as famílias sem-teto e a empresa Resulta será resolvido pela diplomacia. Os sem-teto ocupam há oito anos terreno da firma, que pediu reintegração de posse. Airan tenta convencer a Resulta a ceder um pedaço da área ocupada.

 

ARTILHARIA CERRADA

Nem bem reassumiu a prefeitura de União dos Palmares, o prefeito Beto Baía já responde por nova ação do MPE, que o acusa de improbidade e pede, de novo, seu afastamento.

 

VOLTA DE WASHINGTON

Já refeito da cirurgia feita em São Paulo, onde recebeu dois stents (aros para dilatação das coronárias) o presidente do Tribunal de Justiça, Washington Luiz, retorna a Maceió nesta terça-feira (2).

 

LESSA SERIA 4º NOME DA SUCESSÃO DE MACEIÓ

Rui Palmeira, Cícero Almeida e Paulão já estão definidos como pré-candidatos à sucessão na capital, mas ninguém pode (nem deve) descartar o nome do deputado federal Ronaldo Lessa. O ex-governador anda sem apetite eleitoral, mas tem sido pressionado por todos os lados para entrar na disputa. Com chances, claro.

 

Primeira Edição © 2011