Maceió se destaca na mídia nacional

Reportagem turística detalhou a cidade na UP Magazine

09/01/2016 09:00

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Ascom Semptur

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A capital alagoana acabou de ganhar destaque em reportagem especial na revista UP Magazine do mês de janeiro. A publicação de bordo da companhia TAP Portugal circula em todo o mundo com mais de um milhão de visualizações. Em 2015, o potencial turístico de Maceió ganhou projeção local, nacional e internacional nas mais diversas plataformas, das redes sociais a alguns dos programas de TV de maior audiência do País.

No mês de dezembro, os programas Domingão do Faustão, É de Casa, Jornal Hoje e Hora 1, da Rede Globo, além do Nordeste Mais, do SBT Nordeste, homenagearam o aniversário de 200 anos da capital com links, clipes e reportagens especiais.

Os dois séculos da capital também ganharam espaço em publicações especializadas de turismo de grande alcance como a Revista Tam nas Nuvens, disponibilizada para cerca de três milhões de passageiros da companhia Tam linhas aéreas. Na web, foram destaques as reportagens dos portais Viagem Livre (do Catraca Livre), MSN, UOL Viagem e da página do Ministério do Turismo.

A vocação gastronômica do destino segue chamando atenção da mídia especializada. Em sua última edição, a publicação Prazeres da Mesa, principal veículo do segmento no Brasil, deu uma capa para o Restaurante Sur Arte Gastronômica, comandado pelos chefs maceioenses Sérgio Lacet e Felipe Jucá, que já tinham sido tema de reportagem da Revista Forbes.

Segundo o secretário municipal de Promoção do Turismo Jair Galvão, os resultados de mídia refletem um trabalho intenso realizado pela Prefeitura. As ações foram desenvolvidas em parceriacom receptivos e restaurantes locais que receberam jornalistas dos mais diferentes veículos.

“Estratégias de comunicação hoje têm um grande diferencial no posicionamento dos destinos turísticos. Obviamente, essas estratégias voltadas aos mercados emissores significam um ganho em marketing ainda mais significativo, especialmente porque a repercussão nos veículos gera um resultado em cadeia, com a mídia pautando a mídia. Isso gera uma projeção espontânea muito interessante dos nossos atrativos naturais, culturais e gastronômicos”, ressaltou o secretário.

Por  isso, a Semptur organizou viagens focadas em representantes da imprensa nacional (press trips) em parceria com o Associação Brasileira de Hotéis e Indústrias de Alagoas (ABIH-AL), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a operadora CVC,  além de parceiros locais.

Essa ação resultou na gravação do Mais Você, que foi ao ar em novembro, e o programa Hoje Tem, da Gazeta São Paulo, que será transmitido em uma série em fevereiro. No mês de dezembro também foram realizadas press trips com jornalistas das revistas  da companhia aérea Copa Airlines, Travel 3, Discover Brasil – Canadá, Portal UOL e programas Turismo em Pauta e Giro da Gastronomia para reforçar a divulgação do destino para os mais diferentes públicos. As reportagens produzidas ainda serão veiculadas neste primeiro semestre.

Outra ação que gerou grande repercussão de mídia no segundo semestre de 2015 foi o Projeto Velas Artes, que transformou jangadas da cidade em obras de artes e virou pauta em mais de 40 veículos diferentes, incluindo grandes jornais como O Estado de S. Paulo e a Folha de S. Paulo.

Galvão destaca o balanço positivo em relação à exposição do destino junto ao público final tem a ver com a criação da marca Experimente Maceió.  “O programa de marketing digital foi um dos grandes avanços da Secretaria na área de promoção.  O fortalecimento da presença digital do destino através das contas em páginas como Facebook, Instagram, Youtube e o vídeo institucional, que teve grande repercussão e não só desperta o desejo de viagem para a capital, como também disponibiliza informações úteis para melhorar as experiência dos turistas na capital.

Segundo o assessor especial do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes,  a experiência de rede social do destino Maceió pode ser considerada uma referência em relação à qualidade do conteúdo em relação às páginas de promoção do Brasil. “Essa é uma das páginas mais acertadas, inspiradoras e contemporâneas de promoção de destino que temos visto se fortalecer. Tenho usado esse exemplo em outras secretarias em que estamos discutindo papel mídias digitais”, explicou o assessor.

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