Retrospectiva: Projetos científicos se destacam nacionalmente

Robótica, ciências agrárias e lançamento de foguetes foram apresentados

03/01/2016 10:26

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Estudantes e professores da rede estadual foram destaque em diversas esferas no decorrer de 2015, chegando, inclusive, a ter projeção nacional. A ciência produzida pelas unidades de ensino alagoanas foi apresentada – e reconhecida – em feiras em todo o país, enquanto alunos e professores da rede estadual brilharam em concursos de abrangência estadual e nacional.

Na esfera científica, um dos projetos de maior destaque foi a pesquisa do protótipo de mão biônica desenvolvido pela Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos. De acordo com seus autores, o professor Diogo dos Santos e os estudantes Clécio Soares e Steffane Graziela da Silva, a pesquisa consiste em uma mão biônica construída a partir de kits Lego e capaz de suportar até dez quilos. O protótipo visa evitar exposição da mão humana e minimizar riscos de acidentes industriais.

O projeto teve abrangência nacional e, no mês de novembro, representou Alagoas em duas das principais feiras científicas do país: a XXI Feira Ciência Jovem, em Olinda, Pernambuco, e a Mostra Nacional de Robótica (MNR), em Uberlândia, Minas Gerais. Em dezembro, a pesquisa venceu a terceira edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal). “O estudo ganhou um alcance que não imaginávamos. Agora estamos pensando em realizar um protótipo feito com impressora 3D. O intuito é levar o projeto para a funcionalidade completa. É nisso que vamos continuar trabalhando”, afirmaram os autores.

Premiação

Em setembro, trabalhos da Escola Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, e Escola Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, foram premiados na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), m Recife, Pernambuco. O evento é uma das principais feiras de iniciação científica do país, reunindo mais de 200 projetos de estudantes do Brasil e América Latina.

A Escola Estadual Nossa Senhora venceu o 2º e 3º lugares na categoria Ciências Agrárias. O projeto “Análise de espécies vegetais para o controle de fungos”, desenvolvido pelo aluno José Jefesson, conquistou o 2º lugar, enquanto pesquisa sobre “Incorporação do caroço de jaca na alimentação de suínos”, trabalho desenvolvido pelo aluno José Paulo Barbosa, foi 3º lugar.

Já na categoria Ciências da Saúde, a Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa foi 4º lugar com projeto sobre a extração do óleo de cravo-da-Índia para a produção de pomadas e sabonetes para tratamento de afecções cutâneas.

A professora de Química Nadja Alves, orientadora dos projetos sobre a incorporação do caroço de jaca e da extração do óleo de cravo-da-Índia e co-orientadora da pesquisa sobre a análise de espécies vegetais no combate a fungos, destacou a importância da premiação.“Ser premiado em uma feira do porte da Fenecit é um reconhecimento importante para os nossos alunos pois mostra o potencial de seus trabalhos e sua evolução na produção científica”, afirmou.

Foguetes

Em novembro, dois estudantes alagoanos conquistaram o vice-campeonato da VII Jornada de Foguetes e medalha de bronze na IX Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) realizadas no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Santos Dumont, em Rio Largo, José Monteiro e Melquezedeque Fernandes levaram Alagoas ao pódio em um evento que contou com a participação de 500 alunos e professores de duas mil escolas públicas e privadas de todo o país e que está diretamente associado à Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

O foguete de garrafa pet, bexiga e papelão lançado pelos alagoanos alcançou a distância de 100, 7 metros e os estudantes se mostraram orgulhosos com a façanha. “Sempre gostei das disciplinas de Exatas e conseguir este feito na Mostra me deixou muito feliz”, disse José. “Foi muito especial, uma conquista para Alagoas e para a rede estadual”, complementou Melquezedeque.

Feiras

As escolas Izaura Antônia de Lisboa, Nossa Senhora da Conceição e Muniz Falcão (Cacimbinhas) também representaram Alagoas em duas das maiores feiras científicas do país: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e a Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

A terceira edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), também comemorou avanços: com 40 trabalhos expostos (12 a mais do que em 2014), o evento chamou atenção pela criatividade e sustentabilidade ambiental dos projetos apresentados.

“A qualidade dos trabalhos este ano foi excelente e os alunos demonstraram total domínio do assunto. Todos estão de parabéns pelas produções e esperamos repetir o sucesso no próximo ano, com ampliação do número de trabalhos inscritos”, declarou a coordenadora da Feceal, Nathaly Marques.

Primeira Edição © 2011