Detran apresenta resultados positivos a governador em 10 meses da atual gestão

Destaque para Operação Lei Seca, que vem diminuindo drasticamente número de acidentes

27/11/2015 11:05

A- A+

Lays Peixoto - Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Renan Filho recebeu na quinta-feira o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia, junto com uma comissão de servidores do órgão para uma apresentação das ações que foram desempenhadas durante os dez meses de gestão.

Na ocasião, uma das ações apresentadas que mais chamaram a atenção do governador foi a redução no número de acidentes com vítimas fatais em Alagoas. Todos os números relativos às ações da Lei Seca do primeiro semestre de 2015 são superiores ao mesmo período em 2014. O maior deles é o que se refere aos testes de etilômetro, mais conhecido como bafômetro. Nos seis primeiros meses de 2014, foram realizados 4.658 testes, e no primeiro semestre deste ano 9.662. Ou seja, mais que o dobro.

Segundo o diretor-presidente da autarquia, o Detran/AL se mantém firme intensificando cada vez mais a Operação Lei Seca, levando a fiscalização para o interior do Estado com o objetivo de salvar vidas. 

“No carnaval deste ano, não tivemos nenhuma vítima fatal e isso mostra a importância de se trabalhar em conjunto com outros órgãos fiscalizadores. A nossa ideia é ampliar as operações junto com as SMTT’s, hoje nós temos 13 cidades municipalizadas e o nosso objetivo para o ano de 2016 é conseguir municipalizar 80 municípios”, ressaltou Gouveia.   

Também foi apresentando ao governador, os números de atendimento ao público que atingiram mais de 718.000 em vários serviços, seja presencial ou pelo site (www.detran.al.gov.br), que atualmente disponibiliza mais de 36 serviços online.

Com uma frota de 780.000 veículos e 459.764 portadores de CNH, o estado de Alagoas hoje é destaque no país com o processo de banca examinadora que é realizada na capital e no interior do estado. Em Maceió, onde detêm de estrutura monitorada, os usuários após receber o resultado pode realizar o encerramento da etapa no mesmo local do exame.  Este ano já foram realizadas 79.049 provas práticas nas categorias A, B, C, D e E.

Visando a ampliação dos serviços da autarquia, este ano o Detran/AL inaugurou mais um ponto de atendimento no Maceió Shopping, sendo mais um ambiente para realização de provas teóricas, tendo um espaço para atender o serviço de vistoria veicular que do mês de janeiro até hoje foram realizadas 139.961 vistorias em todos os postos. 

Durante a apresentação das ações, houve um destaque também para o portal da transparência, onde consta dados do órgão, como contratos, receitas, despesas e salários dos servidores. Que foi desenvolvido com o objetivo de mostrar para a população, detalhes sobre a execução orçamentária e financeira do departamento. 

Nesses dez meses de gestão, o Detran/AL firmou convênios com a Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal e Estadual, Tribunal de Contas e diversas prefeituras.

Operação Lei Seca, coordenada pelo Detran-AL, tem conscientizado motoristas alagoanos e reduzido número de acidentes ao longo deste ano na atual gestão 

Primeira Edição © 2011