Arsal implanta CittaMobi em veículos intermunicipais

27/11/2015 15:01

A- A+

Vanessa Alencar - Agência Alagoas

compartilhar:

A Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) instalou chips do aplicativo CittaMobi em 57 veículos do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, sendo 40 complementares e 17 convencionais (ônibus), de oito linhas com origem na capital e destino aos municípios de Delmiro Gouveia, Coruripe, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Penedo, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel e Coqueiro Seco.

A implantação do aplicativo acontece, inicialmente, de forma piloto, e a previsão da Gerência de Transporte da Arsal é que agora em dezembro os usuários dessas linhas possam testar o CittaMobi, já utilizado no sistema de transporte coletivo de Maceió e em vários estados brasileiros.

“Por meio do aplicativo os usuários do transporte intermunicipal irão dispor de ferramentas para saber os horários das linhas, a proximidade dos veículos e a localização dos pontos de embarque e até a informação se os carros dispõem de acessibilidade”, explicou Charmila Souza, técnica da Gerência de Transporte, lembrando que o setor de monitoramento eletrônico da Arsal já está efetuando testes nas linhas selecionadas.

“Acreditamos que será um ganho enorme para o usuário, que terá a vida facilitada, inclusive em termos de segurança, já que ele não precisará ficar esperando no ponto, só precisando ir até lá quando o veículo estiver prestes a passar”, acrescentou Charmila.

A técnica lembrou ainda que o passageiro terá a opção de registrar sugestões e denúncias sobre o serviço prestado diretamente por meio do aplicativo, o que também irá colaborar para a fiscalização realizada pela Agência Reguladora. Inicialmente o projeto não terá custos nem para a Arsal nem para os transportadores.

O Sistema Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Alagoas é composto por cerca de 170 veículos convencionais - divididos entre cinco empresas de ônibus - e 1.200 complementares licitados, que circulam em todas as regiões do Estado.

Primeira Edição © 2011