Obras de saneamento da baixa Maceió serão retomadas

Após audiência em Brasília, governador Renan Filho consegue destravar trabalhos que vão beneficiar quase 200 mil pessoas

26/11/2015 08:21

A- A+

Caroline Campos - Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Renan Filho encerrou intensa agenda na quarta-feira (25), em Brasília, com reunião no Ministério das Cidades. No encontro com o ministro Gilberto Kassab, Renan tratou da retomada das obras de saneamento da baixa Maceió, que estão atualmente paralisadas devido a um impasse do Tribunal de contas da União (TCU) e do próprio Ministério. 

Após audiências com as duas entidades, o governador conseguiu negociar para que muito em breve as operações na parte baixa da capital retomem a normalidade. 

Para o ministro das Cidades, Renan Filho ressaltou a importância da execução do projeto de esgotamento sanitário que beneficiará de 150 a 200 mil pessoas.

“Essa obra é muito importante para que a cidade tenha condições de avançar mais, progredir no turismo, melhorar a qualidade de vida das pessoas e diminuir o custeio de saúde”, justificou o governador. 

Além das construções da baixa Maceió, que serão tocadas pelo Estado, o governo alagoano conseguiu viabilizar, a partir de duas Parcerias Público-Privada, o esgotamento sanitário da capital, que atenderá aos bairros do Farol e Benedito Bentes. Essas duas PPPs somam um investimento de R$ 340 milhões e levará esgoto tratado a cerca de 300 mil pessoas. 

Pela manhã, o governador esteve com o ministro do Turismo para tratar da duplicação de duas rodovias fundamentais para Alagoas, a AL 101 Norte - uma obra do PAC com recursos garantidos e com previsão de início das obras em dezembro ou janeiro - e a AL 220, que liga a Barra de São Miguel a São Miguel dos Campos. 

“Esses investimentos são fundamentais para alavancar o turismo na região Sul e facilitar o acesso à capital, além de dar mais segurança aos usuários”, frisou Renan Filho. 

Sobre a agenda em Brasília, que tinha como principal pauta cobrar do Governo Federal mais celeridade às obras em Alagoas, Renan Filho avalia que houve um grande avanço. “Volto com sentimento de dever cumprido. No compito geral foi muito positivo e iremos continuar caminhando para frente”, finalizou o chefe do Executivo alagoano.

 

Primeira Edição © 2011