Tragédias não se comparam

24/11/2015 11:04

A- A+

Geraldo Câmara

compartilhar:

Tragédias são tragédias, incomparáveis entre si, todas trazendo dor, algumas indignação.

Umas atingindo uma só pessoa e nem por isso deixa de ser tragédia e outras vitmando muita gente e causando grandes comoções.

O que não se pode é estabelecer elos que nos façam sentir mais ou menos tristeza.

No caso dos atos terroristas na França é evidente que se trata de uma tragédia que pode trazer incríveis consequências, que pode ser geradora de uma série de outras ações e que deixa todo o mundo preocupado.

Nem tanto menor foi a tragédia de Mariana que vitimou menos gente, graças a Deus, mas que também traz consequências profundamente desagradáveis para nós, no Brasil.

O que não podemos é criticar porque muitos colocaram a bandeira ou as cores da França em vários lugares manifestando solidariedade, quando, acham alguns, deveriam pintar de marrom o que se pudesse, pelas vítimas do desastre ecológico de Mariana.

Não! É a mesma coisa!

Ambos os deploráveis fatos atingiram a humanidade, mexeram com os nossos sentimentos e as manifestações precisam ser bem recebidas de todos os lados, de todos os povos.

Se a tragédia é francesa ou americana como o foi em 11 de setembro de 2001, pode ser brasileira, chilena ou rumena, será sempre motivo para que choremos por todas.

 

Sem exceção.

Sem comparações.

Primeira Edição © 2011