Maceió sediará encontro de gestores culturais das capitais

26/10/2015 07:37

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Maceió sediará, no período de 28 a 30 de outubro, o encontro do Fórum dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas. Representantes da cultura de todas as regiões brasileiras discutirão temas relevantes, como o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura) do Ministério da Cultura (MinC). Durante o evento, os gestores ainda projetarão ações de grande porte para a cultura em território nacional. O Encontro de Maceió acontecerá no Hotel Jatiúca Resorts, no bairro de Jatiúca.

No dia 28, quando os integrantes do Fórum desembarcam em Maceió, a exposição Velas Artes será o ponto de encontro dos gestores. Eles vão conferir de perto um pouco da arte produzida em Alagoas nas velas da mostra montada especialmente para o evento nos jardins do hotel.

No dia 29, a programação oficial será aberta às 9h com presença do prefeito Rui Palmeira, de representante do Ministério da Cultura, e dos presidente e vice-presidente do Fórum dos Secretários de Cultura, Leônidas Oliveira e Vinicius Palmeira, respectivamente.

Na pauta estão inclusos debates e troca de experiências. Entre os temas em questão, as ações em parceria com o MinC chama a atenção. A construção de uma pauta conjugada entre capitais e regiões metropolitanas de todo o Brasil também é destaque na agenda do evento.

No dia 30, os participantes do Encontro terão a oportunidade de conhecer um dos mais belos cartões postais de Maceió. Às 9h partem em passeio de barco pelo roteiro das 9 Ilhas.

Apoio Ministerial

O Encontro de Maceió foi tema de reunião entre a Diretoria do Fórum dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas e o Ministro da Cultura, Juca Ferreira. A conversa aconteceu na última quinta-feira (22), em Brasília, e serviu para acertar os últimos detalhes acerca da participação do Ministério no Encontro de Maceió.

Vinicius Palmeira adianta que a ação cultural envolvendo as 27 capitais e suas respectivas regiões metropolitanas é um projeto ousado que já conta com o apoio Ministerial.

Primeira Edição © 2011