10 deputados que podem entrar no lugar do Eduardo Cunha

13/10/2015 08:51

A- A+

Bol

compartilhar:

Você sabe quem assumiria a Presidência da República no caso de a presidente e o vice perderem o cargo? Não seria o Aécio. Pela lei, o terceiro nome é o do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Porém, Cunha pode ter de deixar o cargo após denúncias de corrupção, seja por cassação ou renúncia. Se isso acontecer, seu lugar será ocupado, ainda que provisoriamente, por outro deputado acusado de lavagem de dinheiro. E se o substituto também sair, o próximo da fila também tem problemas com a Justiça. 

Veja nesta lista quais são os deputados que compõe a Mesa Diretora da Câmara e que, pela ordem, assumiriam a presidência da casa no impedimento do titular. A situação é hipotética, mas serve para mostrar como estamos bem servidos de deputados federais.

 

 

1

 

Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

 

Presidente da Câmara. Denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Recebeu propina no esquema de fraudes da Petrobras através da igreja Assembleia de Deus. Teve contas secretas bloqueadas na Suíça.

 

2

 

Waldir Maranhão (PP-MA)

Divulgação

 

1º vice-presidente da Câmara. Investigado na Lava-Jato, responde a dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal por lavagem de dinheiro.

 

3

 

Fernando Giacobo (PR-PR)

Reprodução/Youtube

 

2º vice-presidente. Responde a inquérito por crimes tributários no STF. Já foi acusado de sequestro, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

 

4

 

Beto Mansur (PRB-SP)

Reprodução/Site Oficial

 

1º secretário. É alvo de três processos no STF, por crimes contra a administração pública, responsabilidade fiscal e trabalho escravo.

 

5

 

Felipe Bornier (PSD-RJ)

Reprodução/Site Oficial

 

2º secretário. Acusado em processo no TRE-RJ por uso indevido de meios de comunicação durante a campanha eleitoral.

 

6

 

Mara Gabrilli (PSDB-SP)

Reprodução/PSDB

 

3º secretário. Nada consta.

 

7

 

Alex Canziani (PTB-PR)

Reprodução/Youtube

 

4º secretário. Nada consta. Foi acusado de ter recebido dinheiro do Mensalão, mas o Conselho de Ética arquivou o pedido de cassação.

 

8

 

Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS)

Divulgação

 

1º suplente. Acusado pelo Ministério Público Federal de fraudes na implantação do sistema de gestão da saúde em Campo Grande (MS).

 

9

 

Gilberto Nascimento (PSC-SP)

Reprodução/Youtube

 

2º suplente. Nada consta. Foi investigado no escândalo dos sanguessugas, em 2006, e a CPI arquivou o processo por falta de provas.

 

10

 

Luiza Erundina (PSB-SP)

Fábio Vieira/Fotoarena/Folhapress

 

3º suplente. Nada consta.

 

11

 

Ricardo Izar Júnior (PSD-SP)

Leonardo Prado - 4.set.2012/Agência Câmara

 

4º suplente. Nada consta. Recebeu R$ 200 mil da Friboi e devolveu o dinheiro.

Primeira Edição © 2011