População pode combater o descarte irregular de lixo

10/10/2015 07:30

A- A+

Ascom Slum

compartilhar:

O cuidado com o local aonde se vive é uma das formas pelas quais todo cidadão deve colaborar para o desenvolvimento, ajudando ao poder público em setores que não dependem somente da gestão das prefeituras. No caso da limpeza urbana, por exemplo, a solução dos problemas ou até mesmo a prevenção deles podem partir da própria população. Em Maceió, a Prefeitura tem cumprido o seu papel por meio de operações, mutirões e coleta diária de lixo urbano, mas o descarte irregular ainda é uma cultura mantida pelo maceioense, o que prejudica o meio ambiente e causa sérios danos à cidade, sobretudo nos períodos chuvosos.

Para evitar o acúmulo de lixo, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), mantém uma programação semanal de ações nos diversos bairros de Maceió, com o serviço de coleta domiciliar. Segundo explica o diretor de operações do órgão, Pablo Ângelo, cada local da cidade tem um dia e horário específicos para o recolhimento do lixo, devendo ser respeitados pela população para evitar o acúmulo em locais inadequados. “É um trabalho intensivo, realizado diariamente de forma abrangente. Apesar disso, ainda nos deparamos com pontos de lixo, ocasionados pelo próprio cidadão”, disse.

O diretor da Slum acrescenta que as informações sobre o dia e horário da coleta estão disponíveis no site da Prefeitura, neste link. . Além de evitar o descarte irregular, a população pode colaborar com denúncias. Em relação a isto, Pablo Ângelo esclarece que o maceioense pode entrar em contato com a Slum por meio do Disque-Limpeza (3315-2600) ou pelo canal Fale Conosco, no site da Prefeitura de Maceió.

De acordo com o diretor, estas são duas linhas diretas para o contato com o cidadão, mantidas pelo órgão como uma forma de dar maior celeridade a determinadas demandas.  Nos dois canais, a população pode denunciar flagrantes de descarte irregular de lixou ou inadequado de resíduos sólidos especiais, tirar dúvidas sobre a coleta domiciliar e seletiva, saber mais sobre o armazenamento de resíduos, além de pode mandar sugestões de melhorias aos serviços de limpeza urbana em Maceió.

Em relação ao Disque-Limpeza, Pablo Ângelo explicou que o funcionamento do serviço é das 07h às 18h, de segunda a sábado, com registro de denúncias sobre o descarte irregular de resíduos ou de espaços na cidade que se tornaram pontos de lixo. O autor da denúncia não é obrigado a se identificar, devendo apenas deixar informações claras quanto à demanda. Após o registro, a informação é encaminhada à Diretoria de Operações, que atende às solicitações da população ou repassa para a Diretoria de Fiscalização, que investiga qualquer irregularidade.

Primeira Edição © 2011