Revisão do Plano Diretor: audiência pública acontece dia 13

08/10/2015 13:04

A- A+

Eberth Lins - Secom Maceió

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla), convida a população maceioense para participar da primeira audiência pública de revisão do Plano Diretor, a partir das 08h, na próxima terça-feira (13), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Na oportunidade, os presentes terão voz para contribuir com o Plano, que vai nortear o desenvolvimento da capital pelos próximos 10 anos. Representantes do Ministério das Cidades e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) também participam da audiência.

A revisão do Plano Diretor de Maceió está sendo feita cumprindo o período estabelecido por lei, segundo a qual as revisões devem ser feitas a cada 10 anos. Como parte da preparação para audiência pública, o Município promoveu, nos últimos dias 05 e 06, oficinas abertas de sensibilização, uma forma de introduzir e compartilhar o planejamento do Executivo com a população.

O secretário municipal de Planejamento e do Desenvolvimento, Messias Costa, explicou que a audiência vai marcar o primeiro momento amplo da revisão do Plano, além de estabelecer os passos seguintes para o planejamento da cidade. “A audiência é uma etapa importante aberta à população. Ela abre oficialmente a discussão acerca do Plano e vai pactuar com os cidadãos a metodologia de participação e, entre outros pontos, o cronograma das próximas audiências”, disse.

Segundo Costa, outras oficinas abertas ainda serão realizadas, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (08). “Teremos no dias 13 e 14, no horário da tarde, no Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Jacarecica, oficinas temáticas ainda sobre o Plano. É importante que a população compareça e que venham representantes de vários segmentos. Essa é uma oportunidade de construirmos um Plano revisado, com a cara da cidade e, principalmente, que possa ter as principais demandas em seu conteúdo”, reforçou. Outra oficina temática será realizada no dia 15, mas o horário e local ainda não foram definidos.

Com a participação, os representantes da sociedade civil poderão contribuir com os muitos aspectos contemplados pela revisão, a exemplo da mobilidade urbana, desenvolvimento urbano, saneamento ambiental e distribuição espacial dos serviços públicos.

“Ainda na audiência vamos trazer para a população uma apresentação do Pnud sobre o Atlas do Desenvolvimento Humano de Maceió e outra sobre Instrumentos Urbanísticos, que será ministrada pelo Ministério das Cidades”, finalizou o secretário.

Primeira Edição © 2011