Operação conjunta da SMTT e BPTran orienta motoristas

Sobre o desembarque de passageiros em locais inapropriados a eles.

06/10/2015 06:10

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Motoristas de transportes intermunicipais e metropolitanos, que trafegavam pela BR-104 no início da manhã desta segunda-feira (05), receberam orientações durante operação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em conjunto com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Os transportadores foram alertados sobre a conseqüência de utilizar os pontos de paradas não destinados a eles, além de terem os veículos e as documentações vistoriadas pelos agentes.

“A insistência de alguns motoristas em descumprirem o que é determinado no regulamento, ao parar também nos pontos somente de ônibus coletivos, é uma irregularidade que prejudica o fluxo de veículos nas principais avenidas”, afirmou Zenildo Filho, diretor de Operações de Transportes e Trânsito da SMTT. A determinação à qual ele se refere é o Regulamento dos Serviços do Transporte Público de Passageiro do Município de Maceió.

O regulamento municipal estabelece que os transportadores oriundos de outras cidades que vêem pelas BRs 104 e 316 devem fazer apenas o desembarque de passageiros no trajeto em direção à Av.Menino Marcelo ao Centro, Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima. Na via sentido contrário eles devem realizar somente o embarque. Os motoristas que descumprirem a determinação estarão sujeitos às diversas notificações, que podem chegar ao valor de até R$ 4 mil em caso de reincidência, ou punições severas, a exemplo da perda da autorização para circular.

No decorrer da ação, um transporte proveniente da cidade de Ibateguara foi parado por estar circulando com problemas na embreagem e foi obrigado a suspender a viagem. “Duas vezes ao mês eu preciso ir à Maceió para trabalhar e só tenho esse meio transporte para me deslocar, por isso acho importante a fiscalização para garantir a nossa própria segurança, disse a doméstica Givanilda Claudino, de 36 anos, que estava entre os passageiros do veículo.

Já o motorista Everaldo Freitas, há 2 anos no ramo, conduzia o veículo da cidade de Joaquim Gomes à Maceió, quando foi parado na operação, instruído e em seguida liberado por estar com todas as documentações em dia. “Eu já sabia das orientações que haviam me passado agora. Mesmo assim acho muito válida a atitude, pois alguns motoristas desconhecem”, afirmou. Ainda de acordo com ele, ações de fiscalizações do tipo deixam os passageiros mais seguros.

Veículos particulares também foram fiscalizados

Ainda na manhã desta segunda-feira (05), agentes da SMTT e policiais do BPTran realizaram 35 autuações no local da operação. A maioria das notificações ocorreu devido a condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o porte obrigatório do veículol. Nove foram recolhidos para o depósito do órgão de trânsito.

Primeira Edição © 2011