Fábrica de equipamentos agrícolas será instalada em Alagoas

05/10/2015 15:18

A- A+

Petrônio Viana - Agência Alagoas

compartilhar:

O superintendente do Banco do Nordeste, Antônio César de Santana, confirmou, nesta segunda-feira (5), o interesse da instituição em financiar a construção, em Alagoas, de uma unidade da Sathya Maquinarias, fabricante italiana de equipamentos agrícolas, atualmente instalada no interior do estado de São Paulo.

O contato entre a Sathya e o BNB foi intermediado pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, que conheceu, em setembro, durante o I Seminário Alagoano da Cultura da Palma Forrageira realizado pela Seagri em Cacimbinhas, um protótipo de plantadeira de palma desenvolvido pela fabricante.

A máquina necessita de cinco pessoas para sua operação e faz o trabalho, no mesmo tempo e na mesma área, que 68 homens fariam no plantio convencional da palma.

Já na semana seguinte, a diretora da Sathya Maquinarias, Antonia Abalsamo, foi apresentada pelo secretário Álvaro Vasconcelos aos diretores do BNB para uma reunião preliminar, onde foi discutida a possibilidade de financiamento de uma fábrica no Semiárido alagoano.

Nessa semana, o superintendente do BNB no Estado destacou o caráter inovador dos equipamentos desenvolvidos pela empresa e garantiu o apoio da instituição financeira na instalação de uma unidade em Alagoas.

“Já vi o funcionamento da máquina desenvolvida pela Sathya para o plantio de palma em Cacimbinhas e fiquei impressionado. É um equipamento inovador, que não existe no mercado. O BNB, com toda certeza, vai apoiar a vinda da Sathya, com a perspectiva de produzir em Alagoas uma tecnologia nova, que pode ser utilizada em todo o país. A fonte de recursos será o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, o FNE. Vamos trabalhar uma taxa de juros e um prazo de pagamento adequado para a empresa e também para o financiamento das máquinas para os agricultores interessados”, garantiu Antônio César Santana.

O anúncio foi comemorado pelo secretário Álvaro Vasconcelos. “O Governo do Estado tem feito todo o esforço necessário para atração de novas indústrias, com foco em tecnologias inovadoras que facilitem a vida do homem do campo, aumentando a produtividade e a qualidade da produção rural em Alagoas. A instalação da Sathya Maquinarias vai colocar o Estado na vanguarda de uma tecnologia que não existe em nenhum outro lugar. Teremos a possibilidade de transformar o Semiárido alagoano em um polo no desenvolvimento desse tipo de equipamento, abrindo postos de trabalho e gerando renda na região”, ressaltou.

De acordo com Antonia Abalsamo, diretora da Sathya, inicialmente, o aporte necessário para a construção da nova fábrica gira em torno de R$ 5 milhões. A expectativa é de um faturamento em torno de R$ 15 milhões por ano a partir do funcionamento da linha de produção, com possibilidade de exportação das máquinas para países da África e América do Norte.

Primeira Edição © 2011