Velas Artes: jangadas temáticas homenageiam os 200 anos de Maceió

Solenidade antecedeu o desfile das jangadas, que transformará o mar em uma galeria flutuante a partir de hoje

04/10/2015 05:00

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A orla de Pajuçara ganhou um colorido especial na noite do último sábado (3), durante a exposição de lançamento das 15 jangadas do Projeto Velas Artes. Além dos artistas responsáveis pelas obras expostas, o vernissage ao ar  livre contou com a participação de secretários municipais e estaduais, outras autoridades, servidores e a população. A solenidade antecede o desfile das jangadas, que transformará o mar em uma galeria flutuante a partir deste domingo (04).

As velas, que registram elementos da cultura e história da cidade de Maceió e do Estado, foram pintadas por um seleto time de artistas locais, composto por Alex Barbosa, Ana Maia, Bárbara Lessa, Beto Normande, Dalton Costa, Eduardo Xavier, Juarez Orestes, Lula Nogueira, Maria Amélia Vieira, Paulo Caldas, Rogério Sarmento, Salles Tenório, Suel Damasceno, Tânia Pedrosa e Beto Leão, que está hospitalizado, mas foi carinhosamente representado por uma pintura coletiva feita pelos colegas artistas.

Turistas e cidadãos maceioenses que passavam pelo trecho onde as embarcações estavam paravam para admirar, fotografar e conferir de perto o trabalho dos artistas. O pequeno Theo, de apenas 5 anos, e a irmã Lara, de 2, passeavam curiosos entre as velas, observando os detalhes e cores, divertindo-se com o cenário inusitado. A alegria dos filhos também era a alegria dos pais Marcela e Mauro Coutinho. “É bacana valorizar o trabalho do artista da terra e permitir que a população contemple essa beleza sem precisar ir até uma galeria. Os organizadores estão de parabéns”, disse Mauro.

O projeto é resultado da parceria entre Prefeitura de Maceió e Sebrae/AL. “O trabalho da Prefeitura de Maceió, em diversas áreas, tem se pautado em parcerias. Essa, que possibilitou o Projeto Velas Artes, foi especial. Nós que fazemos a Prefeitura queremos agradecer ao Sebrae Alagoas e a cada parceiro. O sucesso só foi possível graças à sinergia dos parceiros, à condução maravilhosa de Mirna Porto e Á sensibilidade e empenho de cada artista”, disse a secretária Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema.
 

Emocionada com o resultado do trabalho, a gestora comentou: “Só o artista tem essa capacidade de captar sentimentos, transformá-los em arte e, assim, dividir emoções com todos nós. Vocês, artistas, deram um grande presente a Maceió nos seus 200 anos”, comentou Solange.

“No ano de seu Bicentenário, a cidade de Maceió é agraciada com o Projeto Velas Artes, que transforma as velas das tradicionais jangadas, que são um símbolo do turismo da capital e um produto turístico conhecido no Brasil e no mundo, em verdadeiras obras primas para todos contemplarem e lembrarem-se que Maceió é rica em história, cultura e atributos diversos”, disse Jair Galvão, secretário municipal de Promoção do Turismo, que também agradeceu ao Sebrae e Miracor por fornecer tintas e materiais para as pintura e ao Armazém Uzina, que foi o ateliê do projeto.

Na manhã deste domingo, as velas vão valorizar ainda mais o mar. A galeria flutuante se apresenta ap atravessar o mar entre Pajuçara e Ponta Verde.
 

Terceira edição

O diretor superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, lembrou que esta é a terceira edição do Projeto, que aconteceu em 1994 e 1995. A programação, lembrou, também integra as ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio. “É um movimento lançado pelo Sebrae nacional para lembrar e apelar à sociedade que valorize aqueles negócios que fazem parte da sua vida como a padaria, a venda da esquina. Temos que comprar do pequeno e estimular a economia, sobretudo em um momento de crise como este que o país enfrenta”.

Vinícius Palmeira, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), disse que o projeto valoriza a cultura local. “O trabalho manifesta o talento e diversidade de 15 nomes consagrados das nossas artes visuais, dando um espetáculo. É um momento que inicia as celebrações dos 200 Anos de Maceió, de beleza, de celebração, de encontro da terra com suas características para deleite da população e de quem nos visita. As comemorações dos 200 anos da nossa linda cidade cai muito bem nesse contexto e nesse cenário de natureza e arte”, afirmou.
 

Homenagem

A curadora do Projeto, arquiteta e servidora da Semtabes Mirna Porto, falou da emoção de homenagear o idealizador da galeria flutuante, Gustavo Leitte, e reviver a emoção que sentiu há 20 anos. “Estamos emocionados e muito felizes. Ficou mais bonito do que todos imaginavam. Vinte anos depois, nossos artistas se colocaram de uma maneira sensacional. Esperamos que essas velas sejam muito vistas e apreciadas neste verão”, comentou.

Uma das responsáveis pela criação das velas, a artista plástica e colecionadora de arte popular Tânia Pedrosa, deu vida à vela Sereia da Pajuçara. “Nunca vi um trabalho tão uníssono entre os artistas e os responsáveis pelo projeto. Eu me senti muito honrada por ter sido convidada. Nossa arte esteve adormecida, mas agora passa a ser valorizada”, disse a artista.

Primeira Edição © 2011