Bombardeios russos destruíram posto de comando jihadista na Síria

03/10/2015 06:37

A- A+

AFP

compartilhar:

Os bombardeios russos destruíram um posto de comando do grupo Estado Islâmico (EI) perto de Raqa, reduto da organização jihadista no nordeste da Síria, assim como um bunker subterrâneo, anunciou neste sábado o ministério da Defesa russo.

"Nas últimas 24 horas, os aviões SU-34 e SU-24M realizaram mais de 20 saídas aéreas contra nove instalações do Estado Islâmico", afirmou a fonte.

Um posto de comando em Raqa e um bunker subterrâneo no qual eram armazenados explosivos ficaram totalmente destruídos.

A Rússia deu continuidade na sexta-feira a seus bombardeios na Síria, revelando que atacou pela primeira vez o reduto Estado Islâmico.

Aeronaves russas visaram pela primeira vez na quinta-feira a província de Raqa, considerada a "capital" do grupo jihadista.

Os ataques russos desta sexta-feira "se estenderam até os subúrbios do oeste da cidade de Raqa e à região do aeroporto militar de Tabqa, mais ao sudoeste, matando pelo menos 12 jihadistas", segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

À noite, Moscou indicou que realizou novos ataques nas províncias de Idleb, em Maaret al-Nooman, e de Hama.

Mais cedo, os bombardeios se concentraram em Homs (centro do país), de acordo com uma fonte militar síria.

Também visaram "posições militares e centros de comando do Exército da Conquista em Jisr al-Chughur" e outras localidade de Idleb, segundo uma fonte no terreno.

O "Exército de conquista" é uma coalizão que reúne a Frente Al-Nosra (braço sírio da Al-Qaeda) e grupos islâmicos que combatem o regime e o EI ao mesmo tempo.

A Rússia afirma lutar contra o EI e "todos os outros grupos terroristas" na Síria, mas os Estados Unidos e seus aliados acusam Moscou de atacar, principalmente, os opositores do seu aliado, o presidente Bashar Al-Assad, nas zonas nas quais o EI está pouco presente.

Primeira Edição © 2011