A Dama dos Dicionários

02/10/2015 09:13

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Marina Baird Ferreira sempre foi uma mulher forte. Nascida em Belém do Pará, no início do século XX, estudou e se envolveu com o mundo dos números. Era contadora e estatística, profissões não muito comuns às mulheres da época. Logo se vê o quão decidida era. De família anglo-brasileira, perdeu os pais muito cedo e foi criada pelos avós, morando boa parte da juventude no Norte do Brasil. Apesar de também ter nacionalidade inglesa, era brasileira com orgulho, nascida e criada aqui, como o pai inglês desejava que ela fosse.

Em 1941, ao se mudar para o Rio de Janeiro, conheceu Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o dicionarista, com quem se casou dois anos mais tarde e teve dois filhos. Ela trabalhava no Banco de Londres, mas, aos poucos, os números foram cedendo, dando lugar às letras... Tornou-se assistente de seu esposo assim que ele decidiu escrever seu próprio dicionário, obra de que Marina passou a ser guardiã após o falecimento do autor. Já estava, então, plenamente envolvida com o mundo das palavras. O amor pelo marido era tão grande que foi fácil amar, da mesma forma, a obra dele.

A assistente assumiu a coordenação de todos os dicionários Aurélio em 1989, quando Aurélio já era sinônimo de dicionário. E essa merecida reputação se manteve sob os cuidados de Marina. Dedicada, nada se publicava sem que ela revisasse, zelando pelo trabalho do esposo e mantendo sua proposta em obras sempre revistas e atualizadas. Ela trabalhava como Aurélio trabalhava: observando, anotando, lendo, pesquisando, estudando, definindo palavras como se estivesse “capturando borboletas no ar”, assim como ele fazia. Assim como ela aprendeu com ele. A assistente havia se transformado em mestra.

De coordenadora e editora, passou também a autora, escrevendo, em parceria com Margarida dos Anjos, O Aurélio com a Turma da Mônica, dicionário que apresenta às crianças o mundo das palavras escritas.

Marina, esposa de Aurélio, mãe de Aurelinho e Maria Luísa, avó de Pedro Antônio, Mariana, Fernando, Marininha e Júlia, bisavó de Sofia, Joaquim e Antônia, estatística, lexicógrafa, mulher, ser humano que deixará saudades.

 

Uma homenagem da Editora Positivo.

Primeira Edição © 2011