Porto Calvo sedia Conferência Regional das Mulheres

Rosinha da Adefal marca presença no evento

28/09/2015 05:06

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Porto Calvo sediou, nesse sábado (26), a etapa regional da Conferência de Políticas para as Mulheres. Representantes de diversos segmentos sociais, em destaque a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante de Freitas (a Rosinha da Adefal), debateram questões que permeiam o tema central de 2015: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.  O evento aconteceu na sede da Central de Atendimento ao Cidadão (Já) das 8h às 16 horas.

Evento teve como objetivo discutir as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais e federativas. Assim, como nos processos de controle das políticas públicas e nas suas múltiplas formas de organização e de manifestação.

Segundo Rosinha da Adefal a conferência é um espaço bastante democrático, onde o governo ouve literalmente a população que traz opiniões, críticas e sugestões para melhorar o país. E acrescenta: “Nós já reconhecemos que temos direito, poderes, que avançamos nossa participação política, mas precisamos avançar na efetivação desses direitos e garantir participação de forma mais igual”.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência social (Semas) em articulação com a prefeitura de Porto Calvo, as atividades da Conferência se dividiram em palestra de abertura pela manhã com a vice presidente do conselho nacional do direito da mulher, Maria José, e divisão em grupos para debater os quatro eixos temáticos durante a tarde: 1) Conselhos de direitos da mulher: avanços e desafios; 2) Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; 3) Sistema nacional de política para as mulheres - subsídios e recomendações e 4) Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações.

A secretária se assistência social de Porto Calvo, Cleópatra Soares, falou acreditar no potencial das mulheres e explicou a importância do acontecimento: “A conferência nos chama para fortalecer nossos direitos e lutarmos por nossos espaços de participação, de empoderamento, sendo, assim, um momento para consolidarmos nossas ideias e levá-las até a etapa nacional”.

Além da presença da secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha da Adefal, o evento também contou com a superintendente de Estado da Mulher, Claudia Simões; a vice presidente do conselho nacional do direito da mulher e presidente do fórum estadual de enfrentamento da violência contra as mulheres rurais, Maria José e de  representantes de quatro municípios- Jacuípe, Japaratinga, Campestre e Matriz de Camaragibe.

A programação foi encerrada com a escolha das propostas que serão levadas à comissão organizadora da Conferência Regional de Políticas para as Mulheres (CRPM). Da fase estadual, sairão os encaminhamentos para a Nacional, que acontecerá em Brasília, Distrito Federal, no período de 15 a 18 de março de 2016. 

Primeira Edição © 2011