Conquistas marcam o Dia Mundial do Turismo em Alagoas

27/09/2015 08:31

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Agência Alagoas

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Celebrado no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo é marcado este ano por grandes conquistas para o segmento no estado de Alagoas.  Estabelecida, oficialmente, em 1980, a data refere-se à criação do estatuto da Organização Mundial do Turismo (OMT) e comemora o valor cultural, econômico e social da área.

 

Considerada uma das mais importantes atividades econômicas de Alagoas, o turismo tem sido estimulado por ações prioritárias que visam ampliar as perspectivas para o setor, apresentando resultados significativos para todos os atores do cenário local.

 

“Nós estamos atuando de forma integral com eixos estratégicos de trabalho, baseados na diversificação da oferta, qualificação, segurança, infraestrutura, desenvolvimento de produtos e marketing e ações de divulgação para promoção do destino”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.
 

As conquistas alcançadas demonstram os avanços do segmento em Alagoas, que tem conquistado uma média de 67% de ocupação hoteleira ao longo do ano.

 

Condições especiais

 

Além dos atrativos e belezas naturais do destino, as condições especiais do setor aéreo favorecem uma nova realidade para o turismo no estado. No mês de julho, durante reunião do Fórum Estadual do Turismo (Foretur), foi estabelecida a redução da alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do querosene de aviação em Alagoas, que passou de 17% para 12%. 

 

Diante das boas condições, a captação de novos voos estimula ainda as vendas de pacotes turísticos para o estado, incentivados por ações como a campanha Azul da Cor do Mar, que lançou sua 2ª edição esta semana, durante a 43ª Exposição Internacional de Turismo das Américas (ABAV).
 

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Azul Viagens, operadora de turismo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a campanha fomenta o turismo em Alagoas por meio de programas de capacitação para vendas e premiação de agentes de viagem.

 

Mídias Digitais

 

Com o objetivo de potencializar a divulgação de ações por meio das ferramentas digitais, a utilização das mídias tem sido uma das principais apostas da comunicação do segmento, funcionando como principais recursos de contato direto com os visitantes. Presente no facebook, instagram e twitter, o perfil Turismo Alagoas possui um alcance de 140 mil pessoas.

 

Além dos perfis e páginas, um novo website está sendo desenvolvido para disponibilizar as informações gerais de todas as regiões do estado. Com um formato inovador, a criação do site é baseada em páginas de destinos internacionais, o que o torna exclusivo no Brasil. O novo site deve estar disponível ainda este ano, no mês de novembro.

 

Obras estruturantes

 

Como parte do eixo estratégico de trabalho voltado para o turismo, as melhorias em infraestrutura buscam avanços na recepção dos visitantes que chegam ao estado. Nesse sentido, obras estruturantes encontram-se em andamento, como é o caso da região da Alça da Flamenguinha, na rodovia AL 105, que vai reduzir o percurso entre o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e o Litoral Norte, colaborando com o deslocamento do grande fluxo turístico da região. A estrada deverá ser concluída até dezembro de 2015.
 

Já o Litoral Norte alagoano terá a duplicação da AL 101, que vai encurtar o tempo das viagens pela região e oferecer maior segurança aos motoristas. Nesse aspecto, as melhorias em segurança pública colaboram, diretamente,  para a experiência completa do turista, que pode conhecer o estado com segurança. 

 

Também em execução, o esgotamento da Praça Lions, em Maceió, é uma solicitação antiga do trade turístico. Quando concluída, a medida deverá acabar com os constantes transbordamentos existentes na região e a poluição dos lençóis freáticos com as conhecidas “línguas sujas”.

 

Na capital, a Via Litorânea passou por mudanças significativas que fomentaram o potencial paisagístico oferecido aos visitantes. A drenagem da orla, prevista para este semestre, deve garantir a qualidade das águas.

 

Proporcionando conforto e segurança aos turistas, os espaços que recepcionam os visitantes passarão por mudanças necessárias e significativas.  A exemplo do Porto de Maceió, que contará com um terminal de passageiros e uma nova estrutura para diminuir os custos com atracagem dos navios e cruzeiros que chegam a costa alagoana. No segmento aéreo, está em andamento o projeto para a construção de três novos aeroportos no Estado. Os espaços deverão receber voos regionais, em aeronaves de menor porte e com custo acessível. As obras estão previstas para os municípios de Arapiraca, Maragogi e Penedo.
 

Capacitações

 

A Superintendência de Turismo da Sedetur, em parceria com os Arranjos Produtivos Locais (APL’s), tem investido no aperfeiçoamento profissional do trade turístico alagoano. Para garantir a qualificação dos serviços e produtos oferecidos aos visitantes das regiões, são realizadas, desde o início do ano, ciclos de capacitações previstas dentro do programa de governo.

 

Com palestras divididas entre as temáticas Qualidade do Atendimento, Marketing Digital e Manuseio de Alimentos, as capacitações são voltadas para proprietários de hotéis, pousadas e estabelecimentos comerciais dos municípios que possuem forte potencial no segmento turístico.

 

Já foram realizadas capacitações em parte dos municípios que contemplam os destinos Caminhos do São Francisco e Lagoas e Mares do Sul. A próxima ação está agendada para o dia 07 de outubro, em Piaçabuçu.

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