Desfile Beleza Inclusiva emociona público na TrendHouse´15

Iniciativa da Deputada Estadual Thaise Guedes reuniu pessoas com deficiência na programação da semana de moda de Alagoas

23/09/2015 08:02

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Visando à inclusão social e valorização da pessoa com deficiência, a Deputada Estadual Thaise Guedes (PSC), desenvolveu o projeto “Beleza Inclusiva”. Com direito a trilha sonora e muitos flashes, quatorze pessoas com deficiência física ou mental, se transformaram em “modelos por um dia” na passarela montada no Memorial à República, em um desfile que fez parte da programação da 9ª edição da "TrendHouse" considerada uma das quatro semanas de moda mais disputadas do país. 

Seguros de si e bastante animados, os participantes encararam o desafio, e desfilaram usando belíssimas peças de estamparia exclusiva e marcante, que faz parte da coleção de Primavera/Verão 2016 da Loja Forum. A emoção tomou conta do público de aproximadamente 150 pessoas que vibrou, aplaudiu e gritou com cada passo e pose dos modelos na pista, os deixando ainda mais entusiasmados e surpreendidos pelo assédio da imprensa e convidados.

A exemplo da estudante de biblioteconomia e nadadora, Erica Ferro, a maioria dos modelos são atletas paralímpicos. Portadora da Síndrome de Moebius, a atleta viu no projeto, uma chance de quebrar barreiras. “Confesso que fiquei receosa de início por conta da minha síndrome, que causa paralisia facial, estrabismo e esse ar de "lerda", mas pensei que, assim como eu, podem existir outras pessoas com a Síndrome de Moebius que ficam em casa, se escondendo do mundo, pelo fato de serem um tanto "esquisitas" esteticamente falando. Esse projeto me deu a chance de colocar a Síndrome de Moebius em destaque. Uma síndrome muito rara e pouco conhecida. Não há cura, apenas cirurgias corretivas. Acredito que com mais divulgação, profissionais da área da saúde podem se interessar pelo tema e fazerem pesquisas nessa área aqui no estado de Alagoas. Em outros estados já se tem maiores informações sobre a síndrome. Aqui ainda é algo novo”, declarou. 

Com a participação do “garoto propaganda da Vivo”, João Cortês, da atriz Ingra Liberato, de jornalistas especializados de moda de Alagoas e de várias partes do país, a noite foi digna de aplausos. Ao término da apresentação, a Deputada Thaise Guedes descreveu a emoção com o resultado do desfile. “Vivenciar esse momento e sentir a vibração dos convidados, familiares, e, principalmente dos modelos, que são os verdadeiros protagonistas, comprova que todo esforço valeu a pena. Agradeço também a participação da imprensa na importante missão de divulgar o evento, que teve o intuito de mostrar que nós somos cidadãos como todos os outros, e merecemos a atenção não somente do poder público, mas da sociedade em geral”.

Em outubro, trazendo registros fotográficos desses modelos em uma estrutura montada no Parque Shopping, o projeto terá continuidade com uma mostra realizada pelos renomados fotógrafos, Chico e Gal Brandão. Para a Deputada, o “Beleza Inclusiva”, visa ajudar a diminuir o preconceito, fazendo com que a sociedade perceba a deficiência física com uma perspectiva diferente. “O desfile e a exposição, serão momentos únicos e fundamentais para construção de uma sociedade mais acessível e igualitária”, defende.

Ela afirma que, enquanto parlamentar, continuará defendendo a bandeira em busca de melhorar as condições de mobilidade e qualidade de vida dos alagoanos. “A função de eventos, como esse, que promovem a inclusão, é principalmente, chamar a atenção da sociedade para as possibilidades da inserção no seu sentido mais amplo. A arte e o esporte, em especial, têm sido um eficiente portal para a quebra de preconceitos, pois levam a informação e provocam a transformação de mentes e de atitudes”, conclui. 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011