23.09 Dia Nacional do Sorvete

Uma sobremesa repleta de benefícios que pode ser incluída na dieta! Dependendo de sua composição, pode conter proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais.

22/09/2015 15:32

A- A+

Redação com Edelman Significa

compartilhar:

Dia 23 de setembro é comemorado o dia Nacional do Sorvete, data que pode ser muito celebrada afinal, a guloseima além de gostosa, pode sim ser benéfica para a saúde e fazer parte da dieta! O sorvete, dependendo de sua composição, pode conter proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais e por mais que seja uma sobremesa saboreada geralmente no verão, seu consumo é indicado para o ano todo. “Para pessoas saudáveis, ele pode contribuir como fonte de proteínas e carboidratos, já para as que estão debilitadas e com dificuldade para se alimentar, o indicamos por conta de seu aporte energético, poder anestésico pela baixa temperatura e de sua fácil ingestão”, explica a nutricionista Ana Carolina Icó, do programa Dieta e Saúde.

 Suas quantidades de nutrientes vão depender dos ingredientes usados em sua composição. O sorvete de massa, feito com leite, fornece maior quantidade de proteínas, cálcio e gordura se comparado picolé que utiliza água. “O importante é incluí-lo na dieta de um jeito equilibrado com sua rotina e outras refeições” afirma a nutricionista.

 Outra curiosidade sobre o consumo de sorvete é que o mesmo é comumente consumido em hospitais, especialmente por crianças submetidas à quimioterapia, que têm dificuldade de se alimentar.  “Por conta de sua temperatura, o sorvete torna-se um anestésico natural e ajuda a evitar as náuseas causadas pelo tratamento nas crianças. Costuma ser indicado também para pessoas que fizeram cirurgias odontológicas ou na região da garganta, mas cada caso deve ser avaliado pelo especialista que está acompanhando o paciente”, afirma a nutricionista.

 Consumo na infância: invista no sorvete de frutas para os pequenos

Por ser colorido e poder ser feito de muitas formas, o sorvete serve como uma maneira de introdução de novas frutas na alimentação das crianças. “Você pode usar aquela fruta que seu filho nunca provou e já diz que não gosta e fazer um frozen, por exemplo. Para uma criança ter certeza se gosta ou não de um alimento, ela precisa experimentá-lo no mínimo sete vezes e em forma de sorvete certamente ele não recusará”, diz a nutricionista. Quanto à idade ideal para introduzir a ingestão do alimento, a especialista Ana Carolina Icó, do programa Dieta e Saúde, sugere que o consumo se dê a partir da idade pré-escolar, pois expor ao a criança ao açúcar antes disso pode ser prejudicial, já que o nutriente é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de obesidade infantil e diabetes.

Consumo Moderado

É preciso ter cuidado ao escolher o sorvete no mercado. Sorvetes de massa industrializados podem ter um alto teor de gordura trans, já os picolés possivelmente sofrem acréscimo de açucares e corante. Em sorveterias ou até mesmo em casa, fique atento aos acompanhamentos por trás de tantas cores e sabores das coberturas, balas, farofas e outros confeitos, se escondem muitas calorias. “Procure balancear, caso queira algum acompanhamento, já que está consumindo o sorvete adicione algo mais leve como granola ou frutas secas no lugar da cobertura, por exemplo”.

 É importante que haja um equilíbrio nas refeições, por isso, a nutricionista indica que caso opte pela sobremesa e esteja preocupado com as calorias e nutrientes sempre opte por fazê-lo em casa. Para isso ela indicou algumas receitas simples e gostosas de sorvete do próprio programa Dieta e Saúde, que além de tudo não comprometem à dieta. Confira abaixo e comemore o dia!

 Receitas para comer sorvete saudável sem culpa

 Sorvete de banana e morango

Nível de dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 2 horas

Rendimento: 2 taças

 Ingredientes

2 unidades de Banana nanica

1 xícara (chá) de Morango

 Modo de preparo

Corte as bananas em rodelas e leve em seguida para congelar por 2 horas.

Pique os morangos e leve-os também para congelar.

Retire as frutas do congelador ou freezer, e deixe que descongelem por 5 minutos.

No liquidificador ou processador de alimentos, bata a banana junto com os morangos até virar um creme.

Sirva em seguida.

 

 Dica: tente também outras frutas no lugar do morango ou substitua por cacau em pó.

 Informação nutricional por porção

Calorias: 97,8 kcal

Carboidratos: 24,8g

Proteínas: 1,7g

Gorduras: 0,2g

 

O Dieta e Saúde

Lançado em 2004 pelo Grupo Minha Vida, com a facilidade de ser acessível a todos os brasileiros por meio da internet ou do aplicativo para smartphones e tablets, o Dieta e Saúde já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a emagrecer em todo o país. A Dieta dos Pontos DS não aplica a simples conversão de calorias em números, pois dietas com a mesma quantidade de calorias, porém de composição distinta, impactam de forma diferente na perda de peso, como comprovado por diversos estudos. Por isso, o Dieta e Saúde diferencia a qualidade nutricional dos macro nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) em sua fórmula, considerando a presença de gorduras ruins (gordura saturada e trans) e fibras nos alimentos. Dentro deste conceito, o programa não exige restrições ou privações. Basta calcular a quantidade de Pontos DS a ser ingerida por dia e fazer as melhores escolhas. É importante ressaltar que, além das ferramentas para controle da alimentação e prática de exercícios, os usuários do Dieta e Saúde podem optar entre os diferentes planos e contar com o suporte profissional de nutricionistas, psicóloga e personal trainer por meios de chat, e-mail ou reuniões online. Assim, o maior programa de emagrecimento do Brasil comemora a marca de 970.000 quilos eliminados em 2014 e segue com o desafio de continuar ajudando à população brasileira a emagrecer com saúde.

 

Primeira Edição © 2011