Município de Messias inaugura Núcleo de Atenção ao Fumante

Unidades contam com uma equipe multidisciplinar, capacitada pela Sesau, que atua no auxílio aos tabagistas que desejam abandonar o vício

18/09/2015 10:59

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Alagoas conta com um novo Núcleo de Atenção ao Fumante, entregue ao município de Messias, que tem a participação de uma equipe multidisciplinar e atuará no auxílio a tabagistas que desejam parar de fumar. Lá será possível encontrar o apoio de profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, que foram capacitados para trabalhar com esse público.  

“A gestão estadual trabalha com o preparo das equipes e acompanhamento das unidades”, explicou a assessora técnica do setor de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Vetrúcia Teixeira. Ela revelou que 40 pessoas já se inscreveram no Núcleo de Atenção ao Fumante e que as reuniões terão inicio no dia 29. 

“Essas pessoas estão buscando uma vida mais saudável e precisam de um acompanhamento profissional”, destacou a assessora, ao lembrar que o cigarro afeta, além do próprio fumante, a saúde das pessoas próximas.

Vetrúcia Teixeira acrescentou, ainda, que “o fumante passivo também está exposto aos males do cigarro. Parar de fumar é, além de um gesto individual, um ato que protege aqueles que convivem com os tabagistas”.

Em Alagoas, nove Núcleos de Atenção ao Fumante estão em atividade nas cidades de Palmeira dos Índios, Junqueiro, Arapiraca, Maceió, Girau do Ponciano, Ibateguara, Quebrangulo, Igreja Nova e Messias. Os fumantes que desejem procurar auxílio podem procurar o posto de saúde mais próximo e realizar sua inscrição em um dos núcleos. 

Primeira Edição © 2011